A intervenção encontra-se na Estação Corinthians-Itaquera da CPTM, onde deve permanecer até o dia 10 de janeiro, seguindo para a Estação Tatuapé da CPTM, onde deve ficar em exposição até o dia 24/01.

Intitulada “HáBraços”, a intervenção visual representa o desejo coletivo de que possamos nos abraçar com segurança e, juntos, curar as feridas que este momento trouxe aos nossos corações. É também uma homenagem aos milhares de braços fortes que, em meio ao caos, se uniram para levar solidariedade a todas as quebradas do mundão a fora, é também uma homenagem para as vítimas do coronavírus.

A montagem da escultura em papel machê, estrutura metálica e reutilização de resíduos sólidos foi a participação do Cordão Folclórico de Itaquera na edição 2020 da Virada Cultural – Tudo de Arte; Nada de Aglomeração, que teve diversas atividades culturais readequadas. A intervenção passou inicialmente pela Estação José Bonifácio da CPTM e, atualmente, encontra-se na Estação Corinthians-Itaquera da CPTM, onde deve permanecer até o dia 10 de janeiro, seguindo para a Estação Tatuapé da CPTM, onde deve ficar em exposição até o dia 24/01.

O Cordão Folclórico de Itaquera uma rede de cultura popular formada pelos coletivos:  Cordão Sucatas Ambulantes, grupo dedicado à tradição do Samba de Bumbo e feitoria de bonecões; Cia Lelê de Oyá, com a prática da percussão afro e afoxé; o grupo de capoeira Guerreiros de Fé e o Grupo da Mata, coletivo de sustentabilidade e articulação cultural. Com raízes no trabalho realizado desde 2007 pelo então Cordão Folclórico de Itaquera Sucatas Ambulantes, hoje a rede compreende o resultado da aproximação entre os quatro grupos atuantes nos bairros José Bonifácio e Itaquera, que há cinco anos mantém um trabalho de gestão compartilhada e fortalecimento da cultura popular através da realização de ações em conjunto. Saber ouvir os mais velhos, respeitar a natureza, trabalhar em coletivo, despir-se de preconceitos são alguns dos valores transmitidos através da cultura popular e atividades como capoeira, percussão, horta, construção de bonecos, são gatilhos para a vivência desses valores.

Salve a nossa cultura, nossa ancestralidade e nossas práticas, viva a cultura periférica!

Integrantes do Cordão Folclórico de Itaquera no dia 12 de dezembro, dia da Virada Cultural, entregando a escultura “HáBraços” na Estação José Bonifácio da CPTM, onde ficou exposta até o dia 26/12/2020.

Nossas redes sociais:

Facebook: Cordão Folclórico de Itaquera
Instagram: @cordaofolcloricodeitaquera

E-mail: cordaofolcloricodeitaquera@gmail.com

Escultura no seu novo espaço, Estação Corinthians Itaquera da CPTM, na saída de bloqueio, aonde ficará até o dia 10/01/2021

Artistas: Iago Quinas e Jefferson Cristino.

Núcleo artístico: Victor Quinas, Camila Antonelli, Ana Paula do Carmo, Carlos Fragali, Eduardo Moreira, Haniel Lira.
Produção: Thais Moreira e Uriel Lira.