Entre apresentação de marchinhas e exposição de fantasias, sete eventos gratuitos acontecem durante toda a semana pré-Carnaval

Antes das escolas de samba irem à avenida, o clima de Carnaval já se espalhou por toda a capital. E por que não entrar na folia antes mesmo de chegar aos bloquinhos? Durante a semana pré-Carnaval, a programação da Linha da Cultura – projeto desenvolvido pelo Metrô de São Paulo desde 1986 – apresenta uma série de eventos temáticos e gratuitos, que podem ser apreciados pelos foliões que estão a caminho da festa.

Não se pode falar de São Paulo sem lembrar as melodias de Adoniran Barbosa, nem é possível imaginar o Carnaval sem samba. A junção de aspectos tão importantes para a cidade – o maior sambista paulista de todos os tempos e seus clássicos, como Saudosa Maloca e Trem das Onze – pode ser vista no documentário Adoniran, meu nome é João Rubinato. Recém-lançado, o filme será exibido gratuitamente na Estação Luz, da Linha 1-Azul, nesta terça-feira (18), às 17h.

Em resgate a outra tradição do carnaval de rua além dos blocos, a orquestra de cordas Alberto Nepomuceno apresenta uma série de marchinhas na Estação Sé, das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, nesta quarta-feira (19), a partir das 18h. Fazem parte do repertório cantigas típicas, como Ô Abre Alas, Mamãe Eu Quero e Cachaça não é Água.

Com as canções de Clara Nunes, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila, o desafio é ficar parado durante o show gratuito do Grupo Samba de Compadre, que acontece na quinta-feira (20), às 17h30, na Estação Vila Prudente, da Linha 15-Prata. A apresentação faz parte do projeto Música do Metrô – cujo objetivo é dar espaço a artistas independentes – e também traz sucessos de Caetano Veloso, Marisa Monte e do grupo Fundo de Quintal.

Graças aos fotógrafos Edson Chagas, Márcia Alves e Raissa Nosralla, os passageiros podem conhecer melhor os bastidores da folia na exposição Carnaval de Rua – Olhares e Enredos, instalada na Estação República, da Linha 3-Vermelha, até o dia 31 de março. A expectativa do início do desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso 2 é especialmente registrada por Márcia, enquanto Raissa levanta o olhar aos edifícios do centro da capital sob a perspectiva do folião de rua. Edson, por sua vez, traz as particularidades das fantasias levadas ao Bloco Amigos da Onça (ES).

Até o dia 22 de março, os passageiros são convidados a interagir com as 13 fotografias expostas por meio de uma experiência de realidade virtual (VR) na Sala MAS – uma extensão do Museu de Arte Sacra de São Paulo localizada dentro da Estação Tiradentes, da Linha 1-Azul. A exposição Fora de Temp(l)o é gratuita aos passageiros do Metrô e pode ser visitada sempre de terça a domingo, das 9h às 17h.

A magia das fantasias de seis escolas de samba paulistanas permanece na Estação Tatuapé, da Linha 3-Vermelha, até o dia 28 de fevereiro. Promovida pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liga-SP) e pelo CarnaMetrô, a mostra traz 13 peças de quatro escolas do grupo especial – Unidos de Vila Maria, Águia de Ouro, Acadêmicos do Tatuapé e Tom Maior – e duas do grupo de acesso – Acadêmicos do Tucuruvi e Mocidade Unida da Mooca.

Já para quem quer fugir um pouco da folia e gosta de literatura, a Estação República será palco da peça O herói de nossa gente – um recorte da obra modernista Macunaíma, de Mário de Andrade – na sexta-feira (21), às 17h. A apresentação é um espetáculo solo do ator Jefferson Brito, que encenará o primeiro capítulo do livro.

SERVIÇO

Exibição do documentário Adoniran, meu nome é João Rubinato

Data: 18 de fevereiro (terça-feira)

Horário: às 17h

Local: Estação Luz, Linha 1-Azul

A tradição do Carnaval – Orquestra de cordas Alberto Nepomuceno

Data: 19 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: às 18h

Local: Estação Sé, Linhas 1-Azul e 3-Vermelha

Grupo Samba de Compadre – Música no Metrô

Data: 20 de fevereiro (quinta-feira)

Horário: às 17h30

Local: Estação Vila Prudente, Linha 15-Prata

Teatro: O herói de nossa gente

Data: 21 de fevereiro (sexta-feira)

Horário: às 17h

Local: Estação República, Linha 3-Vermelha

Exposição: Carnaval de Rua – Olhares e Enredos

Data: de 12 de fevereiro a 31 de março

Local: Estação República, Linha 3-Vermelha

Exposição: Fora do Temp(l)o

Visitação: de terça a domingo, de 15 de fevereiro a 22 de março

Horário de visitação: das 9h às 17h

Local: Sala MAS, na Estação Tiradentes, Linha 1-Azul

CarnaMetrô: Exposição de Fantasias

Data: de 7 a 28 de fevereiro

Local: Estação Tatuapé, Linha 3-Vermelha