No próximo dia 21 de março, será realizado o bate-papo Mãe Solo e Rede Apoio, coordenado pela roteirista Denise O Freire, que também mediará o evento. Presenças confirmadas de Thaiz Leão (ativista social, artista visual e mãe revolucionária), Renata Rocha (doula e psicóloga), Tatiana Amendola Sanches (cientista social), Ellem Todão (advogada) e Christiane Oliveira (advogada).

O bate-papo é parte integrante da série de tevê “República das Mães”, projeto contemplado com o Programa de Ação Cultural (ProAC) – Desenvolvimento de séries. O encontro abordará os avanços e desafios de criar os filhos sozinha.

O objetivo é compartilhar  experiências sobre maternidade solo na contemporaneidade e servir como semente para a criação de uma rede de apoio. Nas últimas quatro décadas, o número de famílias chefiadas exclusivamente por mulheres cresceu de forma substancial. Cerca de 40,5% dos domicílios brasileiros são chefiados apenas por mulheres, de acordo com dados de 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda de acordo com o órgão, eram 14 milhões, em 2001, saltando, em 2015, para 28,9 milhões. O arranjo monoparental – composição familiar de núcleo único, onde há a ausência de cônjuge – é, por um lado, fruto das conquistas femininas por independência financeira e emocional e, de outro, de declínio da sociedade patriarcal, que delega à mulher a função exclusiva de cuidar da casa e dos filhos.

O projeto dará visibilidade a situações que geralmente estão confinadas ao interior do lar. Trata também de papeis sociais, de gênero e coloca as agendas do movimento feminista no universo das artes. Atua também no combate à frequente reprodução de estereótipos das mães que, muitas vezes, são deixadas de lado enquanto mulher e vistas simplesmente como mães.

O evento com entrada gratuita será filmado e disponibilizado no canal do projeto no YouTube.

SERVIÇO:

LOCAL: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Cineclube (Rua Três Rios 363 – Bom Retiro), 40 lugares.

DATA: 21/03 (sábado 10h30) INGRESSOS: gratuito

INFORMAÇÕES: 11 3222 2662 DURAÇÃO:

120 minutos CLASSIFICAÇÃO: livre