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Mais de 6,5 mil veículos abandonados foram retirados das vias públicas em São Paulo

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Entre 2017 e julho de 2021, a Prefeitura de São Paulo já removeu 6.581 veículos que foram abandonados em vias, passeios, canteiros, jardins, áreas e logradouros públicos da cidade. O trabalho é executado pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e qualquer pessoa pode denunciar o abandono de automóveis por meio do telefone 156 ou pelo portal 156.

A partir da delação, a equipe afixa uma notificação ao proprietário e, nos casos em que o carro não é retirado do local no prazo de cinco dias, é realizada a remoção para o pátio da subprefeitura local. Antes, entretanto, são feitos trâmites administrativos como a verificação junto aos órgãos competentes: Polícia Militar, CET e Detran, se o veículo tem algum registro de crime, sinistro ou furto, além de pendências judiciais.

O abandono de automóveis em vias públicas prevê sanções, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana, que fixa multa, no valor de R$17.447,82. Além disso, o responsável que pretenda, depois da remoção, reaver o seu veículo, deverá arcar com os custos de remoção variáveis de acordo o tipo de carro, a distância do pátio da Subprefeitura, o equipamento utilizado para o procedimento e o trabalho da equipe, além do custo diário da estadia, também calculada conforme o tipo de veículo.

Após 90 dias da data da remoção sem que o proprietário providencie a sua retirada, o veículo será levado a leilão, a ser realizado pela subprefeitura.

Balanço

Em 2017, 916 veículos foram recolhidos na cidade, enquanto em 2018, foram 1.100. No ano seguinte o número chegou a 2.540 automóveis. Entre janeiro e dezembro de 2020, foram removidos 1.703 veículos de vias públicas. Já em 2021, até julho o serviço de remoção da Prefeitura tirou das ruas da cidade 322 veículos abandonados.

Como denunciar

Os munícipes podem fazer a denúncia de veículos abandonados nos canais de atendimento 156 (telefone, site e aplicativo) e nas praças de atendimento das subprefeituras. Os técnicos das administrações regionais podem também realizar as remoções, por meio de avaliação, sem que estejam atreladas às solicitações dos munícipes.

Informações necessárias para solicitação:

  • Endereço onde está o veículo ou carcaça abandonada;
  • Cor do veículo ou carcaça;
  • Modelo do veículo;
  • Quantidade de tempo que o veículo ou carcaça está abandonada;
  • Descrição do tipo de veículo e do número da placa, se houver;
  • Fotos também podem ser anexadas.
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