Estratégia será adotada durante todo o dia para serviços como a instalação do moderno sistema de controle de trens

As composições da Linha 3-Vermelha, do Metrô de São Paulo, circularão com velocidade reduzida e maior tempo de parada durante todo o domingo (19) para a instalação do moderno sistema de controle de trens (CBTC). Os equipamentos serão instalados entre as estações Carrão e Tatuapé. Nesse trecho, as composições operarão em única via (via singela).

A mudança do sistema de controle e movimentação dos trens faz parte dos investimentos da Companhia do Metropolitano para melhorar a circulação e regularidade dos trens nas linhas 1-Azul (também em instalação), 3-Vermelha e 2-Verde. O sistema já está em funcionamento na Linha 2-Verde.

Com o CBTC, é possível diminuir a distância de segurança entre os trens, reduzindo o intervalo entre eles e permitindo a circulação de mais composições simultaneamente. Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens e colocará cartazes nas estações. Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô (0800-770-7722) atende diariamente, das 5h à meia-noite.

Linha 2-Verde

Neste domingo (19), todas as estações da Linha 2-Verde, do Metrô, de Vila Prudente a Vila Madalena, ficarão fechadas das 4h40 às 10h para a realização de testes programados do CBTC. Durante a interdição, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE), que circularão entre as estações Vila Prudente e Vila Madalena.

Para os passageiros utilizarem o sistema PAESE, serão distribuídas senhas nas estações Tamanduateí, Chácara Klabin, Ana Rosa, Paraíso, Vila Mariana e Paulista. Nas estações Tamanduateí, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e Paulista, da Linha 4-Amarela, também haverá empregados do Metrô para entrega e recolhimento de senhas durante o horário de interdição.

Sistema CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, é um sistema de controle e sinalização ferroviária que faz uso de comunicações bidirecionais entre o equipamento do trem e o equipamento na via, com o objetivo de gerenciar o tráfego. Desta forma, a posição exata de um trem numa linha é conhecida com maior precisão que nos sistemas de controle tradicionais e, com isso, dita gestão do tráfego ferroviário se leva a cabo de uma forma mais eficiente e segura. (Fonte: Wikipédia)