Recebemos diversas reclamações de pais de alunos sobre o abandono da E.E.Pedro Viriato Parigot, localizada na Rua Benjamim Capusso, esquina com as Ruas Pedro Meira e Rua Flamingo, Vila Curuçá .  A escola está localizada em uma área muito grande e tem localização privilegiada no bairro.  

Muro da Escola

Fomos até o local e constatamos que o abandono é real, nem foi preciso fazer muito esforço, pois estacionamos o nosso carro e já nos deparamos com o muro quebrado, expondo toda a frágil segurança da escola estadual. O prédio inteiro está necessitando de pintura, o alambrado da quadra precisa ser trocado ou reformado, a outra quadra está abandonada e precisa de uma reforma geral. Os vestiários foram depredados e até os materiais foram  retirados ou furtados.

ruínas dos banheiros na área das quadras

Mas o que mais nos chamou a atenção foi o muro caído que permite a entrada na escola de qualquer pessoa que esteja passando pela rua, ou que deseje fazer algum acerto de contas com alunos ou professores. Havia uns tapumes no local, mas por serem de péssima qualidade, foram quebrados ou furtados.

reportagem do Jornal Acontece OnLine no local
Quadra de esportes sendo tomada pelo mato.

O outro problema grave na escola é o matagal que tomou conta de toda a escola, em especial atrás das quadras onde facilmente poderia esconder vândalos ou pessoas de rua e pegar de surpresa algum estudante na entrada ou saída da escola, na medida em que os alunos entram e saem pela portaria da lateral, enquanto os professores e funcionários se utilizam da portaria principal, onde está tudo limpo e organizado. Segundo a Direção de Ensino Leste2,a E.E.Pedro Viriato Parigot é uma escola de Ensino Fundamental na modalidade de Ensino Integral – Sendo em turno único que funciona das 7h30 às 15h30; Atualmente a escola  conta com 14 turmas com  total de 480 alunos, 22 professores, 03 profissionais na gestão escolar e 08 funcionários administrativos, Merenda e Limpeza são empresas  terceirizadas

Alambrado da quadra em péssimas condições

IDEB

Consultamos o IDEB –  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica DO Ministério da Educação e percebemos que a escola não possui registro no IDEB em razão do numero de participantes no SAEB ( Sistema de Avaliação da Educação Básica) ser insuficiente. Consta ainda que a escola não teve média no SAEB porque não atendeu os requisitos necessários para ter o desempenho calculado. Como se pode notar o abandono da escola não é apenas nas suas péssimas instalações físicas, mas também no baixo rendimento escolar da escola.    

Mato alto dentro do terreno da Escola

NOTA DA DIREÇÃO DE ENSINO LESTE2

Em resposta as denúncias  que o Grupo Acontece de Jornais e Revista recebeu sobre a Escola Estadual Engenheiro Pedro Viriato Parigot de Souza, temos a informar que:

“A direção da escola foi trocada e a nova Direção entrou em exercício em Janeiro/2019; Quanto à reconstrução do muro, foram efetuados orçamentos e está previsto início das obras para aproximadamente em 20 dias, enquanto se aguarda o início da obra foram colocados Tapumes para fechar o local, mas os mesmos foram furtados esta semana e esta sendo providenciado novamente à colocação; A poda do mato foi efetuada em toda a escola em 04/02/2019, porém por conta das chuvas o mato cresce rapidamente; A Pintura Geral da escola está em andamento previsão de término final de março/2019; A colocação de alambrados na quadra/obras previstas – a Direção da escola está fazendo pesquisa de preços/orçamentos para ser enviada para FDE – Fundação de Desenvolvimento da Educação para solicitação da obra.”

Dirigente Regional de Ensino Leste 2