Nairton de Castro, comunicador da Zona Leste, morre aos 65 anos

0
581

Nairton de Castro marcou uma época de lutas por melhorias em São Miguel

Texto: Divaldo Rosa | Faleceu nessa última terça-feira, o comunicador Nairton de Castro.  Nairton tinha 65 anos e deixa mulher, filho, nora e dois netos. Há mais de 3 meses ele vinha fazendo um rigoroso tratamento no Hospital do Câncer, onde veio a falecer nesta manha de terça feira.  Numa fase áurea da vida política de São Miguel, com eleição de vários parlamentares, o Nairton de Castro se aventurou na vida política e tomou gosto pela coisa pública, principalmente lutando por melhorias para a população mais sofrida do Jardim Pantanal.

Nos anos 90, Nairton fundou a Rádio FM ZL, que foi a mais ouvida do bairro e por onde desfilavam uma constelação de artistas de menor projeção, buscando uma oportunidade para ver suas músicas serem tocadas nas ondas da ZL. No mesmo período, iniciamos o Movimento Pró Metrô da Variante Leste e o Nairton de Castro abraçou aquela causa e hoje temos a linha 12 (Zafira), antiga Variante Leste, toda modernizada, com trens novos e modernos e  com as três novas estações, e as demais todas modernizadas ou reconstruídas, exatamente como defendemos no projeto. Outra bandeira que o Nairton abraçou com garra  foi a da universidade pública e gratuita da ZL e hoje temos Fatec, Etecs,  USP-Leste e mais a Universidade Federal que está em vias de implantação na Avenida Jacu Pêssego.  Lembro-me também da Luta contra o Cadeião que o governador Mario Covas queria implantar na Avenida Águia de Haia e o Nairton ia com muitos outros subir no palanque improvisado em cima de um caminhão até parar o trânsito da Avenida Águia de Haia.

Graças a esse movimento paramos a obra e hoje temos no local não um presídio mas um promissor centro educacional (Fatec e Etec), formando milhares de jovens da região.  O velório será nesta quarta-feira no Cemitério da Vila Alpina onde o corpo será cremado. Nos últimos anos o Nairton de Castro ajudou a idealizar e tornar realidade o projeto Autoestima Brasil, em parceria com a jornalista Ana Paula Queiroz, alimentando os sonhos de milhares de jovens através das passarelas e da moda.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here