- Propaganda -spot_img
InícioSaúdeO autoexame é fundamental para detectar o câncer de mama precocemente

O autoexame é fundamental para detectar o câncer de mama precocemente

- Propaganda -spot_img

Exame de mamografia também é essencial, nem sempre as alterações iniciais são perceptíveis

Conhecer o próprio corpo é fundamental para detectar a doença precocemente. O câncer de mama tem maior incidência nas mulheres e diversos fatores podem contribuir para seu surgimento. Histórico familiar de câncer, alterações genéticas, primeira menstruação antes de 12 anos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter filhos, obesidade e menopausa após os 55 anos são alguns pontos de alerta.

A primeira forma de prevenção do câncer de mama deve ser o controle dos fatores de risco: mudar o estilo de vida e adotar comportamentos considerados protetores. O autoexame, por exemplo, é uma forma de cuidado e amor-próprio.

Seja no banho, trocando de roupa ou outra situação do cotidiano em que a mulher se sinta mais confortável, é indicada a realização do autoexame. Grande parte dos carcinomas de mama podem ser descobertos através de apalpação.

Fazer o autoexame com frequência traz confiança para identificar alterações mamárias. Esse pequeno gesto é primordial para buscar ajuda médica se necessário.

Sintomas

Ficar atento aos sinais é o primeiro passo para buscar o tratamento precoce e com maior chance de resultados positivos. Os principais sintomas do câncer de mama são:

• Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, cerca de 90% dos casos apresentam esse sintoma quando o câncer é percebido pela própria mulher
• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
• Alterações no bico do peito (mamilo)
• Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
• Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

No entanto, detectar o câncer de mama em fase precoce nem sempre é uma tarefa fácil. Há vários tipos da doença e, por isso, podem evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Dessa forma, há casos em que o câncer de mama pode ser silencioso ou menos perceptível.

Além do autoexame frequente, é necessário procurar atendimento médico sempre que houver suspeita ou manter a rotina de cuidados médicos. A mamografia também é indicada como forma de diagnosticar o câncer de mama, principalmente em mulheres entre 50 e 69 anos – faixa alvo para realizar o exame a cada 2 anos.

Prevenção

A prevenção do câncer de mama na cidade de São Paulo é realizada a partir de exames nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Se houver necessidade, a UBS encaminhará a paciente para as especialidades na rede municipal de saúde.

Além disso, algumas medidas podem contribuir para diminuir a incidência da doença como:

• Praticar atividade física regularmente
• Adotar uma alimentação saudável priorizando o aleitamento materno
• Consumir alimentos in natura
• Reduzir ou evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e bebidas alcóolicas.

Adotar hábitos saudáveis reduz o risco de desenvolver doenças e aumenta a qualidade de vida

- Propaganda -spot_img
Deve ler!
- Propaganda -spot_img
Notícias relacionadas
- Propaganda -spot_img

Deixe uma resposta.

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui