A identificação do primeiro caso do novo coronavírus Covid-19 na cidade São Paulo gerou muitas dúvidas. Separamos aqui as orientações de como prevenir a doença, preservar a saúde, evitar pânico e combater a falta de informação.

Os principais sintomas são tosse, febre e dificuldade para respirar, levando em conta a existência de histórico de viagens ou acesso aos locais de transmissão 14 dias antes do início dos sintomas.

A orientação para prevenção do coronavírus Covid-19 são cuidados com a higiene e comportamentos em espaços coletivos.

• Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar;
• Utilize lenços descartáveis, jogue-os no lixo após o uso;
• Higienize frequentemente as mãos com água e sabão;
• Evite tocar olhos, nariz e boca;
• Não compartilhe objetos de uso pessoal;
• Evite aglomerações.

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, desde o dia 10 de janeiro tem realizado ações de capacitação, garantido a qualificação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente dos atendimentos atuando como multiplicadores dessas informações. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Assistência Médica Ambulatorial (AMA), e hospitais públicos e particulares estão preparados para prestar atendimento. Confira aqui https://rb.gy/8mtq7g e aqui https://rb.gy/krguw8

E no combate ao novo coronavírus a informação é uma ferramenta indispensável! Sempre verifique a origem das notícias e a veracidade delas deve ser comprovada em fontes oficiais, combinado?

Para saber mais, acesse aqui https://rb.gy/q3xv1i

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo