O trabalho do ministro dos esportes, italiano, para retomar futebol em maio

0
67
Foto: Superesportes

Foi anunciado pelo ministro do Esporte da Itália, Vincenzo Spadafora, nesta quinta-feira (2) que existe um “plano extraordinário” para retomar o futebol do país em maio. Estão paralisadas todas as divisões do Campeonato Italianodo Covid-19. Na Série A, a última rodada foi disputada no dia 9 de março.  Em um vídeo publicado no Facebook, Spadafora deu detalhes sobre a estratégia.

   “Um plano extraordinário para as iniciativas [esportivas] que devem começar em maio, isto é, uma vez que esperamos estar fora da emergência do novo coronavírus para pensar no futuro. Mas, para poder recomeçar a partir de maio, é necessário que nessa data todas as realidades esportivas cheguem com os recursos necessários”, contemplou o ministro.  

 A fala do ministro vem ao encontro dos comentários do presidente da Federação Italiana de Futebol (Figc), Gabriele Gravina, que espera que a Série A volte a partir do dia 20 de maio.  

Segundo a Defesa Civil da Itália, o número de óbitos registrados pelo país é de 13.155 e já o número de contágios chegou a 110.574.  

 A Série A possui 26 rodadas disputadas, o Juventus lidera o campeonato, com 63 pontos somados, um a mais em relação a Lazio, que é a segunda colocada, na terceira posição encontra-se a Inter de Milão com 54 pontos. Na ponta de baixo do campeonato temos o Lecce, Spal e Brescia, assombrados pelo rebaixamento.

A Bélgica, que disputa a retomada da edição da liga, o Campeonato Belga está próximo de ser encerrado em decorrência do novo coronavírus. A liga Belga de futebol, Pro League, divulgou nesta quinta-feira (2) o fechamento da temporada após a paralisação causada pela pandemia.

No dia 15 de abril sairá a decisão final. Sendo aceito pelos clubes do país, o Club Brugge será declarado campeão da primeira divisão. O time tem 15 pontos em relação ao segundo colocado.