O número de óbitos atrelados ao novo coronavírus no Alto Tietê apresentou elevação de 75% nos últimos quatro dias. Nesta segunda-feira (13), o total de vítimas fatais da Covid-19 nas dez cidades da região chegou a 21 – nove a mais do que na última quinta-feira.

Já a somatória de pacientes diagnosticados com a doença registrou aumento de 22% no período. O montante saltou de 169 para 207. O crescimento é mais acentuado do que no final de semana anterior.

Apenas nesta segunda-feira, cinco novos casos da Covid-19 foram confirmados em Mogi das Cruzes, que agora soma ao menos 85 pessoas com doença, distribuídas em todas as regiões do município. Outros 92 mogianos apresentaram sintomas graves e aguardam resultado de exames, de acordo com a Prefeitura. No lado positivo, ao menos 40 pacientes da cidade foram classificados como curados pelas equipes médicas ou se recuperam bem em casa.

Os demais casos confirmados do novo coronavírus no Alto Tietê estão distribuídos nas cidades de Arujá (15), Biritiba Mirim (1), Ferraz de Vasconcelos (32), Guararema (1), Itaquaquecetuba (34), Poá (8), Salesópolis (1), Santa Isabel (2) e Suzano (28).

Mogi das Cruzes também lidera o total de óbitos já confirmados para a Covid-19, com 11. A cidade é seguida de Suzano com sete óbitos e Arujá, Itaquaquecetuba e Poá com um falecimento atestado cada.

Em Mogi, as vítimas mais recentes foram: um senhor de 77 anos e outro de 80 anos que faleceram no dia 10; um senhor de 78 anos que faleceu no dia 11; e uma mulher de 86 anos que faleceu nesta segunda-feira (13). Todos tinham históricos de outras doenças, segundo informações da Prefeitura.

A região somava até o fechamento desta edição, 2.222 notificações totais do novo coronavírus. Cerca de 638 pacientes ainda aguardam resultado de exames para a Covid-19. Outras 865 pessoas apresentaram sintomas leves da doença e por isso não tiveram amostras colhidas. Até o momento, 512 testes apresentaram resultado de exames negativados. Ao menos 39 óbitos suspeitos estão em investigação.

São Paulo

Nesta segunda-feira, o Estado de São Paulo registrou uma somatória de 608 óbitos e 8.895 casos confirmados do novo coronavírus.

Apenas no dia, foram registradas 20 novas mortes e outros 140 casos confirmados.

De acordo com a Secretária de Estado da Saúde, 167 cidades paulistas confirmaram ao menos um caso da doença, e 65 municípios com no mínimo um óbito.

Entre as vítimas fatais, estão 351 homens e 257 mulheres. Os óbitos continuam concentrados em pacientes com 60 anos ou mais, totalizando 82,2% das mortes.