(Gabriella Muniz) Hoje, 15 de abril, com início da lua nova, o povo cristão começa a celebrar a Páscoa que no calendário Cristão do novo testamento trata da Paixão de Cristo. Mas você sabia que a Páscoa, além de chocolates e diversão remonta a mais de 4 mil anos com a saída do povo de Deus escravizado no Egito?

Páscoa” vem do hebreu Pessach, que significa “passagem “, festa celebrada há mais de dois mil anos, para lembrar o êxodo dos judeus do Egito, celebrar a liberdade do povo judeu

Muitos pensam que a Páscoa é uma festa cristã mas muito antes da vinda de Cristo, Moises teria sido escolhido por Deus para libertar o povo hebreu da escravidão no Egito, Deus teria castigado faraó e a população egípcia com dez pragas. Após a morte de seu filho, o governador permitiu a liberdade dos judeus para o retorno a sua terra natal, Canaã.  Antes persegui-los e morrer afogado no Mar Vermelho.

Esse fato marcou para o povo israelense e, a partir daí, passou a fazer parte do calendário religioso. A Pessach (passagem) celebra a liberdade do Egito e a aliança com Deus.

Já a Páscoa comemorada pelos cristãos possui um significado diferente apesar da festa cristã ter uma conexão com a festa judaica. O real significado da Páscoa para os cristãos está relacionado com a crucificaçãomorte e ressurreição de Cristo que aconteceu após três dias.

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo, quando, depois da morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo. O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de março). Ainda hoje, os cristãos celebram a Páscoa enfatizando a importância da ressurreição de Jesus Cristo.

A semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca quando Jesus entrou na cidade de Jerusalém. A Páscoa cristã procede pela Quaresma, período que dura 40 dias entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Ramos, que acontece uma semana antes da Páscoa.

Os católicos destinam a Quaresma para fazer penitência, como o jejum, com o objetivo de libertar as pessoas dos pecados.

Significado dos alimentos

O principal alimento nas refeições da “Pessach” é a Matzá, um tipo de pão sem fermento.

Segundo a história bíblica é que o povo saiu do Egito com muita pressa, e o jeito mais prático que encontraram, foi a mistura da farinha com a água antes que comece o processo da fermentação. “Matzá” se transformou no pão da pobreza, porque também era comido pelos escravos, e o pão da liberdade.

 

Símbolos da Páscoa

Peixe: o peixe é um símbolo porque após a ressurreição de Jesus, houveram alguns fatos relacionado ao peixe

Cordeiro: o significado do cordeiro para os cristãos é que Cristo seria o cordeiro que foi morto para redimir os pecados do povo

Ramos: relembrar a chegada de Jesus em Jerusalém, onde o povo o recebeu com folhas de palmeira;

Cruz:  Um símbolo da Páscoa, tornou-se o símbolo oficial do cristianismo;

Pão: significa o corpo de Jesus que foi oferecido para os discípulos na ceia final;

Vinho:  representa o sangue de Cristo que foi servido para os discípulos na última ceia

Círio Pascal: é a grande vela e quer dizer que Cristo é a luz de todos;

Coelho da Páscoa: é um animal com grande capacidade de gerar filhotes, trazendo o significado de fertilidade e esperança.

Ovo de Páscoa: O ovo significa nascimento e em outros locais a alegria de uma nova vida (ressurreição).

O que é o ovo da páscoa

Atualmente, costuma-se presentear amigos e familiares (principalmente as crianças) com ovos de chocolate durante a Páscoa.

Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida. A relação com a Páscoa, comemorada pelos cristãos, está a partir da Ressurreição de Jesus Cristo, que representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade. Naquela época pessoas trocavam ovos de galinhas decorados. A tradição do ovo de chocolate começou na França e, a partir do século XIX, os ovos doces tomaram conta da comemoração, que hoje em dia é encontrado em mercados, lojas, atacadistas. Atualmente, costuma-se presentear amigos e familiares com ovos de chocolate durante a Páscoa.

Páscoa é…

Páscoa é ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vencer à morte.

Páscoa é renascimento, é recomeço, é uma nova chance pra gente melhorar as coisas que não gostamos em nós.

Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho e vermos que hoje somos melhores do que fomos ontem.

 

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/pascoa/pascoa-crista.htm
https://www.portalsaofrancisco.com.br/calendario-comemorativo/pascoa/amphttps://www.suapesquisa.com/historia_da_pascoa.htm

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui