Enchentes assolam a região desde o final do ano passado

Para quem vive na região do Jardim Pantanal, localiza na zona leste da capital, meses como janeiro é de total incerteza. Isto porque a época é marcada pelo aumento exponencial de chuvas, e bastam alguns minutos dela para que o bairro fique totalmente inundado.

Localizado próximo à várzea do Rio Tietê, o jardim Pantanal concentra um grande número de propriedades em situação irregular. No total, cerca de 1 milhão de metros quadrados foram ocupadas por famílias na última década.

Os problemas de inundações são recorrentes na história local. Tendo que lidar com um sentimento de descaso do poder público, um dos piores episódios ocorreu em meados do final de 2009 e início de 2010, quando o bairro teve sua pior enchente. Segundo registros da bióloga e pesquisadora Nayara dos Santos Egute, foi o período no qual “os moradores tiveram de conviver por cerca de três meses com suas casas invadidas pelas águas”.

Mas, apesar do cenário caótico e dos prejuízos, é o sentimento de propriedade em relação às suas residências. “Mesmo que as casas não tenham suas documentações devidamente regularizadas, os moradores sentem-se donos, já que investiram em materiais para a construção das moradias”, explica Nayara.

Há quase dois anos, ainda no início da gestão, o então subpreito Edson Marques chegou a manifestar sobre o assunto, afirmando em entrevista ao Jornal da USP que as soluções passam por “desapropriações”. Porém, não houve um avanço em soluções positivas para a população local.

No último sábado, 25, nossa reportagem registrou alguns casos de enchentes em localidades de São Miguel. Grande parte das enchentes foram provocadas por bueiros entupidos, que poderia ser com serviços de zeladoria realizados pelo poder público.

Em 2019, a expectativa é pela construção de um pôlder que deverá amenizar o caso. Previsto para custar cerca de R$58,4 milhões, a obra segue incerta, assim como a vida de quem mora no Jardim Pantanal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here