Ação desta segunda-feira (8) foi na estação na CPTM. Durante o mês, teste será oferecido em empresas da cidade e no Centro de Referência e Assistência Social.

A Prefeitura de Poá realiza durante este mês ações voltadas para o Julho Amarelo, que previne contra as hepatites virais: B e C. Nesta segunda-feira (8), um grupo da Secretaria Municipal da Saúde ofereceu testes rápidos na estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) da cidade das 17h às 22h.

Os interessados primeiro tiveram de fazer uma ficha, que é preenchida pela funcionária da Prefeitura.

Em seguida, as pessoas passam pelo teste rápido, que consiste em um furo no dedo. O sangue coletado vai para um recipiente. Caso ele mostre um risco, é porque a pessoa não tem a hepatite. Já se o teste mostra dois riscos, é porque o paciente tem hepatite. Ele então é encaminhado para atendimento com psicólogo, para que seja orientado.

A psicóloga da Prefeitura explica que a hepatite C é contraída por meio do contato sanguíneo, ou seja, por meio da relação sexual ou pelo compartilhamento de objetos cortantes.

“Este teste que a gente faz, a gente chama de triagem. Ele diz para a gente que a pessoa teve o contato com o vírus. A partir daí, a pessoa é encaminhada para o nosso serviço de assistência especializada, onde tem equipe médica que vai conduzir ele para tratamento”, destacou.

Poá terá ainda outras ações durante o mês, atendendo o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e empresas da cidade.