Cabelo é muito mais do que estética, cabelo é empoderamento, é a elevação da autoestima, a representação de uma ideia, da essência das pessoas. Cabelo e personalidade estão muito próximos, assim como ele é muito mais do que vemos por fora. Quer saber mais? Fique por aqui!

Para resgatar a autoestima e empoderar

Um corte de cabelo, por exemplo, pode representar tudo aquilo que a pessoa gostaria de ser. Uma pessoa que olha no espelho e consegue ver a própria beleza, aquela pessoa que ama a si mesma e se admira, que confia em si. Às vezes um simples corte de cabelo pode trazer a tona essa pessoa que sempre esteve escondida dentro dela e que finalmente teve a oportunidade de aflorar, linda e empoderada.

Para expressar resistência e luta

Uma palavra: aceitação. Aceitação de quem você é, das suas origens, suas raízes… Não apenas no sentido metafórico, que representa, por exemplo, a ancestralidade do povo negro, mas também no sentido literal, as raízes do seu cabelo. Seus cachos, seus fios crespos! Assumir o seu cabelo natural ou carregar tranças africanas e toda sua bagagem histórica e cultural em uma sociedade onde o padrão eurocentrista de cabelos lisos e claros sempre foi comandante é muito mais do que estética, é resistência e luta. É força de passar por um processo de transição capilar, é coragem de sair todos os dias e enfrentar olhos tortos na rua por causa da textura do seu cabelo ou elementos da sua história.

Para representar a sua personalidade

Já usou um cabelo curto para expressar independência? Para dizer que não é porque você é mulher que precisava ter o cabelão longo de Rapunzel? Para mostrar que pode ser linda mesmo sem ser super delicada? Ou que poderia ser delicada mesmo com o cabelo curto? A pergunta é: você já usou do seu visual para provar um ponto ou simplesmente mostrar para o mundo um pouquinho de quem você é? Pois então…

Para simbolizar uma ideologia ou movimento

Tivemos o moicano dos punks, o afro do movimento black power e tantas outras demonstrações de ideologia por meio da estética, provando que nem sempre a estética é só aquilo que vemos. Ela pode ser aquilo que trás a atenção para algo muito maior, para uma mensagem que um grupo quer passar, uma história, uma atitude ou uma mudança.

Para levar a reflexão

Sabe quando você vê um cabelo todo diferente, cheio de cores e detalhes que podem até chocar por parecer estranho quando comparado ao comum? Essa é a estética que traz a reflexão. Que desconstrói padrões e expressa que nem todo mundo precisa ser igual. Esse visual traz uma mensagem que é muito mais do que um cabelo.