Está cheio de dívidas? A pandemia de coronavírus está fazendo com que você fique ainda mais no vermelho? Então está mais do que na hora de pensar em novas ideias para quitar as dívidas. O refinanciamento de veículos é uma maneira de fazer isso, utilizando um bem que você já possui, sem ter que se desfazer dele.

O número de inadimplentes no Brasil tende a aumentar após a pandemia de coronavírus. Antes do surto de COVID-19, mais de 60 milhões estavam com o nome sujo, isso significa que mais de 30% da população está atolada em dívidas. 

Neste momento não é hora de pensar em investimento como aplicar em renda fixa e fazer uma aposentadoria privada, é hora de organizar as contas. Aqui, vamos lhe mostrar porque o refinanciamento de veículos pode lhe ajudar a quitar suas dívidas ou pelo menos reduzi-las e torná-las pagáveis.

Como funciona o refinanciamento de veículos?

Antes de entender como essa transação pode lhe ajudar a reduzir dívidas, é preciso entender como ele funciona. O refinanciamento de carro é bem simples. Basicamente, você vai usar o seu carro como garantia de um empréstimo. Assim, você consegue a liberação de um bom montante de crédito com uma taxa de juros menor.

Em relação a outros tipos de empréstimo como o empréstimo pessoal, por exemplo, o refinanciamento de veículos é uma operação com taxas de juros bem mais vantajosas. Como você está dando o seu carro como garantia, o banco pode reduzir as taxas já que o bem fica alienado à instituição até o fim do pagamento.

Esse é o principal risco do refinanciamento de veículos. As taxas de juros só são baixas porque o banco diminui os riscos da operação. Assim, seu carro ficará alienado ao banco até a quitação do empréstimo, ou seja, caso você atrase parcelas do refinanciamento, o banco pode tomar o seu veículo e colocá-lo a leilão para que a dívida seja quitada.

Quais são as vantagens de optar pelo refinanciamento de veículos para quitar dívidas?

A maior parte das pessoas costuma se endividar em empréstimos pessoais, cartões de crédito e no cheque especial. E todas essas dívidas têm um ponto em comum: juros muito altos. Com os atrasos no pagamento, dívidas destas naturezas tendem a crescer muito rápido.

O refinanciamento de veículos tem algumas vantagens em relação estes outros tipos de empréstimos e pode ser um aliado para quitar ou diminuir consideravelmente suas dívidas. Confira abaixo quais são as principais vantagens de fazer um refinanciamento de veículos:

Taxas de juros mais baixas

Em comparação com outros tipos de empréstimos, o refinanciamento de veículos tem uma taxa de juros muito menor. Em alguns bancos, é possível fazer o refinanciamento com uma taxa menor do que 2% ao mês, o que é impensável no empréstimo pessoal, por exemplo.

Essa é a vantagem mais conhecida do refinanciamento de veículos. Para ver se a ideia é viável para você, a dica é fazer as contas.

Saiba o CET (Custo Efetivo Total) das suas dívidas e veja as possibilidades de abatimento para quitação. Depois faça simulações nos bancos para ter uma ideia do crédito que pode ser liberado no financiamento. Então, você relativize os números e veja se refinanciar seu carro é o bastante quitar suas dívidas.

Também é importante verificar as condições de pagamento, negocie parcelas que caibam no seu orçamento e um prazo de pagamento mais estendido possível para facilitar o pagamento da nova dívida. Assim, você substitui uma dívida maior e mais cara por uma mais barata.

Menos restrições

Com a inadimplência crescendo exponencialmente no país, os bancos estão cada vez mais exigentes para conceder empréstimos. Nesse ponto, o refinanciamento de veículos também é uma vantagem. Ele possui menos restrições, basta que os documentos pessoais estejam em dia, e principalmente, que o veículo seja aceito pelo banco e esteja regularizado em seu nome.

Em média, após a entrega de todos os documentos necessários, a análise de crédito dura entre 48 e 72 horas. Estando tudo certo com o veículo, você consegue a liberação de crédito em até 1 semana, após dar entrada na solicitação do refinanciamento.

Reorganizar o orçamento

O refinanciamento de veículos é uma boa opção para reorganizar o seu orçamento e colocar a sua vida financeira nos trilhos. No mercado brasileiro, existem bancos que aceitam refinanciar carros com até 20 anos de fabricação e pagam até 80% do valor de avaliação dos veículos.

Com prazos que variam entre 36 e 60 meses, o refinanciamento de veículos tem juros menores e ajudam a diminuir o montante de dívidas mensais. Num exemplo simples, se em um empréstimo pessoal você está pagando R$ 3 mil por mês por conta dos juros, ao trocá-lo por um refinanciamento você pode diminuir isto para menos de R$ 1 mil.

Assim, você consegue dar um alívio ao seu orçamento. Dessa maneira, você se livra de uma dívida mais cara e perigosa e adquire uma dívida pagável com juros baixo e bom prazo para pagamento.

Imagem em destaque: Pixabay