O prefeito convocou quase todos os Secretários da cidade para acelerar a atenção à extensa pauta de reivindicações apresentadas pela comunidade de Ermelino Matarazzo

prefeito Bruno Covas

Na manhã da última segunda-feira (26) o prefeito Bruno Covas e mais 9 (nove) secretários de diversas pastas da Prefeitura de São Paulo participaram de uma concorrida reunião com a população e lideranças dos movimentos de moradia de Ermelino Matarazzo. O encontro foi organizado pelo Padre Ticão no salão social da Paróquia São Francisco de Assis em Ermelino Matarazzo.

Como sempre acontece nesses encontros na igreja o padre Ticão dirige o evento e começou falando que a pedra fundamental daquela Paróquia foi lançada pelo saudoso Mário Covas ex prefeito e ex-governador de são Paulo e agora ele recebe o prefeito Bruno Covas, neto do homem que ajudou a realizar o sonho da comunidade católica de Ermelino Matarazzo.  E continuando, destacou a importância de ter o prefeito da cidade em uma reunião da comunidade cuja pauta principal é a  reivindicação  do movimento de moradia.

Em seguida passou a palavra ao Neto que apresentou a lista de reivindicações da comunidade que foca em pedido para construção de novas moradias como forma de reduzir o elevado déficit habitacional na Zona Leste e ainda gerar novos empregos e renda na região.

O prefeito Bruno Covas demonstrando estar muito à vontade no lugar demonstrou total empenho em resolver as pendências apresentadas, inclusive aquelas que estão se arrastando a vários governos e demonstrando firmeza em suas palavras foi logo pontuando as questões e ali mesmo já passava a palavra  para o secretário das respectivas pastas para já sair do encontro com reuniões agendadas para resolver as várias demandas apresentadas.

Habitação

Secretário de Habitação João Farias

O Secretário de Habitação João Farias foi o primeiro a falar sobre a lista de demandas da sua pasta.  João Farias falou sobre o Conjunto Residencial São José I, localizado na Vila Silvia, que  terá 270 unidades e foi desenvolvido por meio do chamamento público do Programa Minha Casa Minha Vida, em convênio com a entidade Pastoral da Moradia Leste II. O Secretário informou que no último dia 13 de agosto esteve vistoriando a obra que possui previsão de entrega para o inicio de 2020. 

Farias também informou ao público presente as ações que a prefeitura está desenvolvendo para fomentar a construção de moradias populares para famílias em vulnerabilidade social.“Diante da falta de repasse dos recursos destinados para a faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida, o Prefeito Bruno Covas determinou que a Secretaria Municipal de Habitação e a Cohab construam um projeto efetivo para atender pessoas em situação de vulnerabilidade. Logo o prefeito vai anunciar um novo programa habitacional voltado exclusivamente para famílias mais carentes da cidade de São Paulo”, falou o secretário de Habitação. E sobre a pavimentação das ruas Da Nascente e Arthur Franco, em Cidade Tiradentes (Residencial Tiradentes V), o secretário disse que em 15 dias as vias estarão asfaltadas.

Assistência e Desenvolvimento Social

A Secretária Aline Cardoso falou sobre a sua disposição da sua pasta para atender as demandas da comunidade da paróquia São Francisco de Assis, bem como de todos na cidade de São Paulo. Destacou os projetos que contribuem para a geração de emprego e renda. “É muito importante oferecermos às pessoas em situação de vulnerabilidade uma oportunidade de geração de renda para que o cidadão possa evoluir socialmente e profissionalmente, como os curso de qualificação profissional e programas como o Operação Trabalho que concede atenção especial ao trabalhador desempregado, residente no município de São Paulo, pertencente à famílias de baixa renda”, disse a Secretária Aline Cardoso.

Saúde

Secretário da Saúde Edson Aparecido

O Secretário Edson Aparecido que administra a pasta com o maior investimento previsto para este ano, falou mais uma vez do investimento de 800 milhões que a prefeitura vai fazer na área da saúde e destacou os equipamentos que estão na lista de prioridades para a Zona Leste, dentre elas a construção do Hospital Menino de Jesus, a UPA Tito Lopes que será inaugurada até setembro em São Miguel, Reformas e ampliação de diversas UBS como a do Texima e a do Jardim Helena, construção do CER-4 – Centro de Re-habilitação  e implantação do Prontuário Eletrônico em todas as unidades da saúde e que vai começar essa implantação pelas unidades da Zona Leste.

Pessoas com Deficiência.

Secretária de Pessoa com Deficiência Marinalva Cruz

A Secretária Marinalva Cruz falou da sua pasta e dos projetos que a prefeitura disponibiliza para atender as pessoas com deficiências. Especificamente sobre a reivindicação de uma política cultural para os deficientes a secretária se colocou à disposição para sentar com o grupo de trabalho que coordena o assunto na igreja e procurar soluções para atender as demandas da comunidade de Ermelino Matarazzo.

Turismo

Sobre a reivindicação passado pelo padre Ticão ao prefeito Bruno Covas, o prefeito apresentou o secretário de Turismo Orlando Faria  e o incumbiu de analisar com prioridade a reivindicação para criar um Roteiro histórico e turístico para a Zona Leste. O padre destacou a praça Pde. Aleixo M.Mafra em São Miguel, conhecida popularmente como “praça do Forró”. Segundo o padre Ticão ali poderia ser instalado uma Feira de Artesanato no estilo de Embú das Artes, como forma de fomentar o turismo e promover a geração de renda. O secretário saiu da reunião já com  determinação para promover um estudo sobre o assunto.

Outras pastas

Secretário de Esportes Carlos Bezerra

Outros secretários presentes também falaram brevemente ou se colocaram à disposição da comunidade para atender as reivindicações como o Secretário do Esporte e Lazer, Carlos Bezerra, o Secretário de Educação Bruno Caetano e o Secretário da Casa Civil, vereador  João Jorge e Secretário de Cultura Alexandre Youssef.

“Cannabis Medicinal”

Finalizando o evento o padre Ticão pediu apoio ao prefeito Bruno Covas para analisar a implantação da CANNABIS MEDICINAL em toda rede publica do município e disse que ele já está sendo conhecido como “o Padre Maconheiro” e que o Bruno logo vai ficar também conhecido como o “prefeito maconheiro” (risos). O prefeito deu uma boa gargalhada, mas não respondeu nada sobre o assunto, pois as tietes já o cercavam para tirar suas fotos com o prefeito.   

Na foto, esquerda/direita: Ronaldo Lino (gab.João Jorge), Bruno Caetano (Secr.Educacão), Divaldo Rosa (Jornal Acontece Agora), Ver.João Jorge (Secr.Casa Civil) e Flávio Sol (Subprefeito Ermelino Matarazzo)