No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/09), a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Habitação e Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB/SP), realizou uma grande festa para a entrega das chaves de 194 unidades habitacionais de interesse social do Conjunto Habitacional Academia, localizado no Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo. Entre os contemplados, existem 89 famílias com titulares ou componentes com alguma deficiência física, além de idosos.

“Geralmente os empreendimentos que tem a participação do Programa Minha Casa Minha Vida, destina 5% das unidades para Pessoas com Deficiência mas neste empreendimento cerca de 50% das unidades possuem alguma adaptação para pessoas com deficiências, um grande avanço da Gestão do Prefeito Bruno Covas”, disse João Farias, Secretário municipal de Habitação.

O empreendimento contemplou as famílias que estavam em auxílio aluguel por conta de remoções realizadas pela Sehab em um raio de 5 Km do empreendimento, conforme diretrizes do Programa Minha Casa Minha Vida e famílias cadastradas e classificadas pela COHAB-SP.

“O sonho do pai é o emprego, o sonho do filho é a escola, o sonho da mãe é a saúde dos filhos e o sonho da família é a casa própria e, portanto, realizar o sonho da família paulistana é algo que nos deixa muito feliz porque quem faz política de verdade faz política para mudar a realidade e entregar a casa própria é ajudar a mudar a realidade de uma família”, disse o prefeito Bruno Covas ao encerrar a sua fala.

Entre os contemplados, está Maria Aparecida de Almeida Lucena. Deficiente visual, ela foi removida da área de risco denominada Várzea do Tietê, às margens do Rio Tietê, na Zona Leste SP.

Após o evento o prefeito e sua comitiva foram visitar alguns apartamentos no condomínio, onde chegou a se emocionar com tamanha alegria dos novos moradores, em especial das pessoas com deficiência que contagiavam a todos com tamanha emoção ao entrar pela primeira vez em suas casas.