A Prefeitura de São Paulo entregou neste sábado (19), as obras de requalificação do Parque Raul Seixas, localizado na COHAB 2, Itaquera, quando o parque completa 30 anos de sua criação. Na ocasião o parque recebeu o Selo de  Acessibilidade expedido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência

O Parque Raul Seixas passou por uma grande reforma e revitalização com obras de acessibilidade e novos brinquedos para o parquinho inclusivo. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), tem como objetivo revitalizar uma importante área verde e de lazer para toda a população e promover a integração das crianças com e sem deficiências.

Os brinquedos são adequados para serem utilizados por crianças com deficiência visual, física e cognitiva e igualmente pelos pequenos que não as possuem. Todos foram produzidos com materiais ecologicamente corretos, para propiciar a troca de experiências e a oportunidade de brincar de forma segura, ampliando suas experiências motoras, cognitivas e sensoriais.

A revitalização incluiu a construção de um novo quiosque multiuso; reforma de todos os sanitários, com adaptação para receber pessoas com deficiência; construção de escadas e rampas, praça acessível de concreto, instalação de novos bebedouros e mobiliário urbano (bancos e mesas para o público). Destaque para a construção de um labirinto lúdico, feito com toras de eucalipto, na área de playground e um pergolado. “As obras do Raul Seixas integram o pacote de revitalização de 51 parques, uma grande preocupação desta gestão. Até 2020, entregaremos dez novos espaços públicos para a cidade”, afirmou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro.

Selo de Acessibilidade

O Selo de Acessibilidade, regulamentado pelo Decreto nº 45.552/2004, é concedido para edificações novas ou já existentes, públicas ou privadas, que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Desde 2011, vários locais como escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais já foram contemplados.

Parques acessíveis

A Prefeitura, por meio da SMPED, já adquiriu cinco jogos de parquinhos acessíveis para serem instalados nas praças e parques da cidade.  Atualmente, apenas quatro espaços públicos possuem brinquedos adaptados em São Paulo: Parque Cordeiro, na Zona Sul; CERET e Centro Esportivo Salim Farah Maluf, na Zona Leste e a Praça Santos Coimbra localizada no Morumbi, que recebeu os brinquedos recentemente.


Serviço: Parque Raul Seixas – 33 mil m2 de áreas Verdes

Endereço: Rua Murmúrios da Tarde, 211, Cohab 2 – Itaquera – SP

Horário de funcionamento: das 06:00 às 18:00 hs

Fone:  (11) 2527-4142