Iniciativa da Amlurb começa nesta quarta-feira (2) e vai até sábado (5), em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente

Durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada na primeira semana do mês de junho, oito locais da cidade recebem pontos de coleta de materiais recicláveis, eletrônicos e óleo de cozinha usado. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), busca promover a conscientização ambiental na população e ampliar o descarte correto dos materiais.

Os pontos de coleta estarão distribuídos por sete terminais de ônibus e o Parque da Juventude, a partir desta quarta-feira (2), das 10h às 16h – a ação é uma parceria da AMLURB, com a SPTrans e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA). Os locais funcionam como pontos de troca de materiais recicláveis e eletrônicos por composto orgânico – produzido nos pátios de compostagem da cidade; e óleo de cozinha usado por sabão em barra, que foi reaproveitado do próprio material. A coleta dos materiais será realizada por agentes ambientais, que também atuarão na conscientização na região. 

Continua após o anúncio...

Os materiais recicláveis coletados nos pontos de troca serão destinados prioritariamente para as cooperativas de reciclagem habilitadas na AMLURB, a fim de fomentar e contribuir com a geração de renda de 940 famílias de cooperados. Já os resíduos eletrônicos serão encaminhados para Cooperativa Coopermiti, também habilitada na autarquia, e o óleo de cozinha usado será destinado para o Instituto Triângulo, que transforma o material em sabão em barra.

Campanha educativas nas papeleiras
As mais de 144 mil papeleiras distribuídas pelas vias da cidade começaram a receber nesta semana novos adesivos com frases educativas. Com três diferentes frases, “Lugar de lixo é aqui ” “Lugar de lixo é no lixo” e “Lixo no chão, não! ”, a campanha reforça a importância do descarte correto nas vias – diariamente são coletadas cerca de oito mil toneladas resíduos no serviço de varrição. A adesivação nos equipamentos acontecerá de maneira gradativa ao longo deste ano.

Serviços – Semana do Meio Ambiente

Pontos de coleta

Quando: 02 a 05 de junho
Horário: 10 às 16h
Endereços:

  • Terminal Mercado – Av. do Estado, nº 3.350
  • Terminal Grajaú – Rua Giovanni Bononcini, nº 77
  • Terminal Vila Prudente – Av. Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo, nº 1359
  • Terminal Lapa – Praça Miguel Dell Erba, nº 50
  • Terminal Pinheiros – Terminal Pinheiros – Rua Gilberto Sabino nº 130
  • Terminal A. E. Carvalho – Av. Imperador, 1.401 – Cidade A. E. Carvalho
  • Terminal Capelinha – Estrada de Itapecerica, nº 3.222
  • Parque da Juventude – ao lado do metrô Carandiru

Sobre a AMLURB
Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo.  A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Subprefeituras, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo. Entre os serviços públicos prestados estão a conservação e limpeza dos bens e uso comum do município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc.; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil – RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).