Cartilha traz recomendações para diferentes modais. Lançamento aconteceu em evento na Av. Paulista, com adoção de cães

No Dia Mundial Sem Carro (22/9), dentro da programação da Semana da Mobilidade 2019, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), lançou um guia de boas práticas sobre como transportar animais de estimação em diferentes modais, como no ônibus, no veículo, no metrô, na bicicleta, etc. O lançamento do guia, apoiado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado, foi em um evento na Praça do Ciclista.

Teve uma caminhada de aproximadamente 80 idosos do Polo Cultural da Terceira Idade – José Lewgoy vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) pela Av. Paulista, percorrendo a pé o trecho entre o numeral 119 da avenida (Sesc Paulista) e a Praça do Ciclista, onde o grupo se encontrou com os participantes do evento de lançamento da cartilha.

Durante o evento, foi possível ainda adotar cães levados pela ONG Associação Amigos dos Animais de Louveira (AMALO), que estará com cerca de 15 animais para adoção.

O guia de boas práticas reúne, de um jeito prático e fácil de ler, recomendações aos tutores de como transportar seus bichinhos de estimação com cautela e segurança no trânsito, considerando diversos modais (a pé, de bicicleta, no carro, no ônibus, no metrô e trens, no táxi, etc.), ainda que não haja, até o presente momento, uma legislação específica para regulamentar o transporte de pets em âmbito nacional.

O conteúdo contempla também a questão do cão-guia, cuja presença por lei deve ser aceita em qualquer lugar público, inclusive nos meios de transporte.

O Guia de Boas Práticas para transportar seu pet com segurança é uma publicação de 12 páginas, com tiragem de 1.000 exemplares. O guia também estará disponível em PDF para download nos sites da SMT, CET e SPTrans.
Promovida pela Prefeitura, a Semana da Mobilidade 2019, de 18 a 25 de setembro, é organizada pela SMT, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da São Paulo Transporte (SPTrans) e pelos departamentos de Transportes Públicos (DTP) e de Operação do Sistema Viário (DSV).

Confira a programação completa pelo site: http://semanadamobilidade.prefeitura.sp.gov.br/ 

Acesse o guia