Equipes multiprofissionais com foco na qualidade de vida das pessoas idosas vão atuar em todas as 466 UBS da cidade; Município recebeu selo inicial São Paulo Amigo do Idoso, concedido pelo governo do Estado.

A Prefeitura de São Paulo lançou por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Programa Nossos Idosos, de atenção à Saúde da pessoa idosa, com o foco na promoção da autonomia, independência e melhoria na qualidade de vida.

A população está envelhecendo e trazendo uma demanda que não era preocupação de governos passados. Esse é um tema ainda novo e estamos desenvolvendo de que forma a gente responde a essa demanda com políticas que envolvam as mais variadas secretarias”, explicou o prefeito Bruno Covas, no evento de lançamento do programa, na sede da Prefeitura, com abertura feita por um grupo de dança da terceira idade. Estavam presentes o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, e a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Célia Parnes.

Além de ser uma novidade, é um tema transversal. Precisa do envolvimento de inúmeras secretarias, algo também novo na administração publica”, acrescentou Covas.

“Estamos ampliando a atenção ao idoso nas UBS, são 60 mil horas relacionadas à atenção ao idoso. O trabalho preventivo é fundamental para que a gente possa dar mais qualidade de vida à essa população”, explicou o prefeito.

“Devemos ampliar o número de vagas para prática de esportes da população idosa aqui na cidade e também temos o investimento de R$ 400 milhões em calçadas, entre 2019 e 2020. Essa também é uma demanda dessa população. E já mapeamos os locais mais utilizados, que devem ser reformados”, concluiu Covas.