A Comissão de Direito da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso organizou uma campanha de arrecadação de absorventes para presas da Penitenciária Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, e já recebeu mais de 14 mil unidades do material. A primeira entrega foi realizada nesta terça (14).

A ação foi organizada, segundo a OAB, pela dificuldade de acesso aos materiais de higiene relatada pelas detentas, que precisavam utilizar retalhos dos uniformes, gaze e, às vezes, “até ficam com o sangramento escorrendo pelo corpo durante o período menstrual”.

A OAB informou que a medida “visa assegurar o direito à saúde e à dignidade das mulheres privadas de liberdade”. Atualmente, são aproximadamente 180 presas que cumprem pena na Penitenciária Ana Maria do Couto May, na capital matogrossense.

A Assessoria de Imprensa da OAB/MT informou que ao longo de cerca de duas semanas, além da mobilização das advogadas e advogados, a campanha contou com o apoio de entidades.

Mesmo após esta primeira entrega feita nesta terça, as doações poderão continuar sendo realizadas na sede e nas salas de atendimento da OAB em Cuiabá ou nos pontos de coleta organizados pela Comissão de Direito da Mulherna cidade.

OAB arrecadou doações do material de higiene para distribuir para as detentas
Foto: Doações feitas ao presídio – (Imagem de Reprodução)

Fonte: As informações são do portal de notícias ‘R7’.