Avistamento de aves acontece neste sábado, 7 de março, no Parque Municipal Nascentes do Ribeirão Colônia, em Parelheiros.

Participe do primeiro #VemPassarinhar de 2020. A atividade acontece neste sábado, 7 de março, às 7h, no Parque Municipal Nascentes do Ribeirão Colônia. Localizado na região sul de São Paulo, este parque possui lagos e matas em sua paisagem, garantindo o encontro com uma grande diversidade de aves. Dentre elas estão Ananaí, jacuguaçu, tucano-de-bico-verde, pica-pau-de-cabeça-amarela e pavó (foto), ave endêmica da Mata Atlântica com status de “quase ameaçado de extinção” pela International Union for Conservation of Nature (IUCN).

O ponto de encontro da atividade será na sede do Parque. Após caminhada para a observação, será feito a contagem dos animais avistados por meio do aplicativo e-Bird. Esse aplicativo envia a lista para a Universidade de Cornell (EUA), permitindo a catalogação das espécies. A pausa acontece às 10h, com um café da manhã compartilhado: basta levar comida e/ou bebida. Em seguida, às 10h30, a bióloga Juliana Vitorio, Assistente de Projetos na SAVE, fará a palestra com o tema: “Bem-te-vi-rajado: uma ave viajante nos parques urbanos de São Paulo”.

O #VemPassarinhar é uma ação realizada pela Divisão da Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) em parceria com a SAVE Brasil; conta com o apoio da gestão do Parque Municipal Nascentes do Ribeirão Colônia e não requer inscrição prévia: basta aparecer no dia, hora e local indicados!

Programação
7h – breve explicação sobre a atividade e saída a campo pelo Parque.
9h30 – listagem das espécies avistadas com o aplicativo e-Bird.
10h – Café Participativo.
10h30 – “Papo de Passarinho” com a bióloga Juliana Vitório (SAVE Brasil), com o tema “Bem-te-vi-rajado: uma ave viajante nos parques urbanos de São Paulo”.

SERVIÇO
#VemPassarinhar
Data: 7 de março (sábado)
Horário: das 7h às 12h
Ponto de encontro: sede da administração
Local: Estrada da Colônia, 2500 – Jardim Novo Parelheiros.

Fonte: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente