Pensando na solidariedade ao próximo foi criado um programa de ajuda neste período de crise na saúde pública que o Estado de São Paulo se encontra devido ao surto do coronavírus.
O programa leva o nome de UniãoSP e é um movimento voluntário da sociedade para fortalecer o combate ao coronavírus no Estado de São Paulo, que não possui vínculos partidários e sua coordenação é descentralizada.
UniãoSP é uma iniciativa de diversos grupos da sociedade civil para impedir uma crise humanitária em consequência do coronavírus no Estado de São Paulo. “Estamos passando por um momento muito grave de nossa história. A solidariedade e o cuidado com o outro é a única forma de enfrentarmos o medo e a desesperança e superarmos tudo construindo um futuro melhor”, diz Ana Maria Diniz, da Península Participações.

Uma das primeiras ações do UniãoSP, o Fundo Emergencial de Apoio à População Ameaçada pelo COVID-19 vai captar recursos privados, comprar e distribuir produtos, de acordo com a demanda do momento da pandemia. “O foco foi estruturar uma solução rápida para que recursos privados cheguem às famílias mais vulneráveis afetadas pelo coronavírus. O alcance e a velocidade de disseminação dessa doença exigem respostas urgentes. Por isso resolvemos dedicar energia a ações de simples execução e alto impacto social. Nesse momento não dá para esperarmos que as coisas se resolvam sozinhas, a responsabilidade é de todos nós”, explica Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR.

“Para nós, do Governo do Estado de São Paulo, é muito importante poder contar com o apoio da sociedade civil para podermos juntos chegar com mais força e velocidade aos que mais precisam” – Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Em sua primeira fase, os recursos captados serão usados para comprar alimentos e produtos de higiene e limpeza para comunidades vulneráveis em São Paulo, em coordenação com o Governo do Estado, Prefeituras e entidades do 3º setor. “Nosso diferencial é a união de forças entre ONGs, prefeituras e governo estadual, o que garante agilidade às ações, nos permite chegar a quem realmente precisa e ainda ajuda a fortalecer estruturas já existentes”, diz Geyze Diniz, da Península Participações.

Como funciona as doações?

Captação de recursos
Plataforma online para recebimento de doações financeiras.
Negociação
Negociação e compra de insumos junto a indústrias e atacadistas.
Entrega
Entrega dos produtos em entrepostos para distribuição, conforme orientação do Estado de São Paulo.
Distribuição
A distribuição será realizada pelo Estado de São Paulo, Prefeituras e entidades parceiras.*
Nosso objetivo é direcionar recursos privados, de maneira coordenada, para apoiar as comunidades mais vulneráveis aos efeitos da pandemia COVID-19.

Nos organizamos em grupos de trabalho, que estão liderando e fortalecendo iniciativas para todas as fases da crise, em especial quanto a serviços de saúde, garantia de abastecimento, assistência social e estímulos econômicos.

Para mais informações acesse o site: www.uniaosp.org e saiba como se tornar um doador do projeto UniãoSP