Centro comercial a céu aberto também terá tour guiado gratuito e outras atrações

Foto: Peu Abrantes e Trio – Juliana Lira

No mês de maio o Pátio Metrô São Bento terá atrações musicais para diversos tipos de gostos, seja hip hop, jazz, samba rock, pop ou outros. Uma atração, em específico, integra uma turnê de lançamento de um novo CD de um artista brasileiro. O centro comercial também dará continuidade ao já tradicional tour guiado pelo Centro Histórico de São Paulo. E como é importante lembrar: todas as atividades são gratuitas.

Programação de Maio – Pátio Metrô São Bento

09/05 às 17h30 – SHOW – PEU ABRANTES TRIO

Nova personalidade da música instrumental brasileira, Peu Abrantes já gravou e se apresentou com nomes como Albano Sales, Quinteto coloQuial, Abel Duërë, Cao Laru, entre outros.

Com experiência internacional, este baixista e compositor caminha por diversos estilos como jazz, música brasileira, ritmos africanos e música pop, expressando uma musicalidade que se identifica com as fusões.

O show faz parte da turnê de lançamento do seu novo CD “Verde”, no qual Peu Abrantes, Marcos Bacon (piano) e Marcelo Gherini (bateria) apresentam um repertório de arranjos e composições próprias, unindo diferentes ritmos brasileiros, jazz, bossa nova e batucadas populares.

Quando: Dia 09/05 às 17h30
Onde: Praça da Colmeia do Pátio Metrô São Bento
Quanto: Gratuito

De 04/05 a 25/05 – VIVA SP: TOUR GUIADO GRÁTIS NO CENTRO HISTÓRICO

imagem: divulgação

Aos sábados de maio o Pátio fará tours guiados gratuitos pelo Triângulo Histórico do Centro de São Paulo. Os passeios acontecem às 11h e têm cerca de duas horas de duração.

No roteiro serão visitados os principais destaques do Centro Velho da cidade, passando pelo Mosteiro de São Bento, Pateo do Collegio, Praça do Patriarca, Catedral da Sé, dentre outros. O tour é uma oportunidade para saber mais sobre incríveis passagens que cercam a parte mais antiga de São Paulo. Atrás de cada prédio e casarão da região há registros de séculos de muitas histórias.

O ponto de encontro para a saída do tour é a Praça da Colmeia, que fica dentro do Pátio Metrô São Bento, bem aos pés do Mosteiro de São Bento. O retorno do tour é no mesmo local. Para participar da atividade é necessário retirar a senha para o passeio com 30 minutos de antecedência, por volta das 10h30. O número máximo de participantes é de 20 pessoas.

Os tours guiados pelo Centro são uma parceria entre o Pátio Metrô São Bento e o Caminhos do Triângulo. Acolhido e apoiado pela Viva o Centro, o projeto Caminhos do Triângulo existe desde 2013 e é composto por guias de turismo registrados no Cadastur, com formações em cursos como História, Física, Letras, Filosofia, Marketing e Turismo.

Quando: Saídas aos sábados de maio, às 11h
Ponto de Encontro: Praça da Colmeia do Pátio Metrô São Bento
Quanto: Gratuito

*retirada de fichas às 10h30. Máximo de 20 participantes por tour

Sextas-feiras de Maio das 17h30 às 20h – HAPPY HOUR

Uma das novidades de maio será o Happy Hour. Durante todas as sextas-feiras o Pátio terá música ao vivo na praça de alimentação para animar ainda mais a abertura oficial para os finais de semana.

Quando: Todas as sextas-feiras de maio
Onde: Praça de Alimentação do Pátio Metrô São Bento
Quanto: Gratuito

09/05 às 13h30 – PÁTIO MUSICAL COM SESC FLORÊNCIO DE ABREU – MPB E VIOLÃO COM JOÃO SIMAS E JULIAN CAMPOS

Formado por João Simas e Julian Campos em 2018, o duo realiza apresentações musicais nas quais se diferenciam pelos timbres e acordes revisitados a partir da vasta produção nacional. O trabalho musical da dupla faz referências ao MPB, pop nacional e ritmos regionais da cultura brasileira.

Revezando entre voz, violão e cajón, a dupla apresenta uma proposta intimista que combina as vozes com os arranjos criados para transparecer a versatilidade de suas composições e sua sonoridade singular. O show é uma realização do Pátio Metrô São Bento em parceria com o Sesc Florêncio de Abreu.

Quando: Dia 09/05 às 13h30
Onde: Praça da Colmeia do Pátio Metrô São Bento
Quanto: Gratuito

Quartas-feiras de maio das 18h às 19h30 – AULA ABERTA DE SAMBA ROCK

imagem: divulgação

As aulas abertas de Samba Rock são um projeto permanente do Pátio. O ritmo é ensinado ao ar livre pelos professores Jefferson Aquino e Jéssica Leopoldo. As aulas são realizadas na Praça da Colmeia do Pátio Metrô São Bento durante todas às quartas-feiras, das 18h00 às 19h30. Não é necessário conhecimento prévio de dança, nem retirada de senhas.

O samba rock é um tipo de dança brasileiro criado na década de 50 e 60 pelos amantes dos bailes da época. Ele combina uma mistura de movimentos do Rockyabilly com o gingado especial do samba, criando um ritmo totalmente novo e divertido.

 O estilo já foi conhecido também como “sambalanço”. Na dança, geralmente os homens conduzem as mulheres e realizam muitos movimentos de cruzamentos de braços e rodopios. Tudo parece complicado, mas com poucos minutos de treino já é possível demonstrar gingado e o principal: se divertir.

Quando: Todas as quartas-feiras, das 18h às 19h30
Onde: Praça da Colmeia do Pátio Metrô São Bento
Quanto: Gratuito no sistema “pague o quanto vale”

25/05 ÀS 14h – ENCONTRO DE HIP HOP

imagem: Divulgação

Muitos não sabem, mas o Pátio da São Bento é o berço do Hip Hop paulistano. Essa relação entre a manifestação cultural e a região vem desde os anos 80, de acordo com relatos de vários artistas, caso do rapper Thaíde. Ele conta, em sua biografia, que os músicos e os entusiastas do ritmo começaram a se encontrar na região e de uma hora para a outra o local virou o principal point do paulistano fã do som. 

A popularização do Largo São Bento cresceu durante os anos e de lá surgiram grandes nomes do cenário nacional como Nelson Triunfo, DJ Hum e Marcelinho Black Spin. Até hoje o Largo São Bento é um local de encontro para rappers, DJs, grafiteiros, dançarinos de break e vários grupos que compõem a cultura urbana.

E toda essa história segue viva nos encontros mensais que continuam acontecendo na Praça da Colmeia. No caso de maio, o encontro será no dia 25.

Quando: Dia 20/05 às 14h
Onde: Praça da Colmeia do Pátio Metrô São Bento
Quanto: Gratuito

SERVIÇO:
LOCAL: Pátio Metrô São Bento 
ENDEREÇO: Largo São Bento, s/n – Centro, São Paulo – SP, 01029-010

Sobre o Pátio Metrô São Bento
Localizado aos pés do Mosteiro, dentro da Estação São Bento do Metrô, o Pátio Metrô São Bento é o mais novo open mall da cidade. Com opções de alimentação, serviços e varejo, o Pátio Metrô São Bento busca simplificar o dia a dia das pessoas que frequentam o Centro de São Paulo. Desenvolvido pelo consórcio Scopus Ita Shopping, o empreendimento de 5,7 mil m2 é composto por praça de alimentação, deck a céu aberto e praça de eventos, que recebe atrações culturais regularmente. O Pátio atende as mais de 4 milhões de pessoas que circulam pela região, como uma opção agradável, prática e segura de aproveitar o melhor do Centro.


Acesse:

https://patiosaobento.com.br/ 
www.facebook.com/patiometrosaobento/ 
www.instagram.com/patiometrosaobento/