O planejamento começou em dezembro passado. De lá para cá foram inúmeras reuniões, tentativas fracassadas de parcerias, mas nada que desanimasse. Após muita persistência, finalmente nasceu o Reffetorio Gastromotiva, iniciativa dos chefs Massimo Bottura, dono do melhor restaurante do mundo, e David Hertz, fundador da ONG Gastromotiva. A partir desta terça, a casa localizada na Lapa vai servir 108 refeições diárias a pessoas em situação de vulnerabilidade social, que foram previamente cadastradas. Toda a produção é feita com insumos não manipulados, porém próprios para consumo, que seriam desperdiçados .

Os idealizadores não escondiam a alegria com o espaço de 400m² cedido pela Prefeitura do Rio. Foram 55 dias de obras intensas para que o refeitório pudesse ser erguido do zero. O início da obra, por sinal, só foi possível após o aporte financeiro de 200 mil euros da Food for Soul, projeto capitaneado por Massimo. O local conta com um salão onde os beneficiários jantam, uma cozinha central que recebe, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, além de Massimo, outros chefs estrelados, e uma arquibancada onde as pessoas acompanham palestras e debates sobre gastronomia social.

O salão conta com móveis dos irmãos Campana, iluminação de Maneco Quinderé e duas chamativas obras de arte: um painel feito pelo grafiteiro Pas Schaefer em parceria com o belga Spear e uma reprodução da Santa Ceia, quadro emblemático de Leonardo Da Vinci, feita em chocolate pelo artista plástico Vik Muniz.

“Como vocês podem ver, foi fruto de muito trabalho e muitas parcerias com pessoas que têm vontade de fazer o bem. É hora de retribuir ao mundo o que ele nos deu. Estamos construindo novas tradições através da cultura e deixando um legado para a cidade”, afirmou Massimo, que já sonha ver revitalizada a praça localizada em frente ao Refettorio. “Precisamos das crianças aqui conosco”.

Durante o dia, o Refettorio Gastromotiva será aberto ao público. Ainda sem preço definido, será possível, entre 12h e 16h, comer um menu degustação feito pela equipe da Gastromotiva em parceria com os renomados chefs convidados. Na parte da noite, a partir das 19h, as 108 pessoas previamente cadastradas irão jantar.

Fonte: www.rio2016.com