A prática de exercícios físicos é importante em qualquer idade para a manutenção da saúde e também bem-estar. Felizmente, vem se intensificando a legião de pessoas que estão aderindo a essas práticas, ainda mais durante a pandemia do Coronavírus, que impulsionou um estilo de vida mais saudável nos brasileiros, à medida que os estudos sobre o vírus revelam que fatores como diabetes, obesidade e hipertensão podem agravar a doença. 

            Com a flexibilização da quarentena em diversos estados no Brasil, já é possível retornar às atividades físicas dentro das academias, levando várias pessoas a voltarem a frequentar esses espaços, já que oferecem, além de professores e instrutores, equipamentos apropriados para as mais variadas práticas, sejam elas terrestres ou aquáticas, tais como pilates, musculação, yoga e várias modalidades de dança. Embora a grande maioria das academias ainda se dediquem às atividades terrestres, é crescente o número de entidades que oferecem também atividades aquáticas, como natação, hidroginástica e outras.

            Entretanto, para retornar às atividades com segurança, é preciso tomar algumas medidas, como diminuir a capacidade de pessoas presentes no mesmo espaço, respeitar o distanciamento social, fazer o uso de máscaras o tempo todo e higienizar frequentemente tanto as mãos, quanto os equipamentos utilizados durante o treino, utilizando álcool 70%. 

Afinal, além da propagação do vírus, o local também pode ser propício ao desenvolvimento de bactérias. De acordo com pesquisas realizadas pelo site norte-americano de reviews de equipamentos para condicionamento físico – FitRated, em parceria com o laboratório EmLab P&K, equipamentos como esteiras, bicicletas ergométricas e halteres podem possuir mais bactérias que um banheiro público.

            Um dos fatores que contribui para a proliferação de bactérias nas academias, aliado à temperatura, é a alta umidade. Em geral, cada pessoa libera aproximadamente 15% a mais de umidade na atmosfera e ao transpirar, este número aumenta. Importante ressaltar que o volume de água, que circula nas academias, já é normalmente grande por conta de banhos de chuveiro, geralmente quentes, e piscinas aquecidas. Esses itens colaboram e muito para o aumento da umidade relativa do ar.

            Quando há excesso de umidade no ambiente, normalmente a prática de exercícios é dificultada, pois compromete-se o processo de evaporação do suor. É através da evaporação que o corpo equilibra a sua temperatura, que geralmente fica um pouco mais elevada por conta dos esforços quando se pratica exercícios físicos.

            Durante a prática de atividades físicas, é importante que os níveis de umidade estejam controlados. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o ideal é que a umidade do ar esteja entre 50% e 60%. A melhor maneira de atingir esses níveis e mantê-los sob controle, é com o uso de desumidificadores de ar.

            O controle sobre a umidade em academias vem se mostrando cada vez mais importante para que o serviço seja prestado com qualidade, tendo em vista que trata-se de um ambiente destinado à preservação e manutenção da saúde. 

            A maior conscientização pelos administradores de academias tem feito com que o uso de desumidificadores venha se intensificando ultimamente, o que representa um ganho importante para os frequentadores.

            O ambiente com excesso de umidade traz ainda outros prejuízos. A umidade em excesso (acima de 65%) favorece a proliferação de ácaros e fungos, responsáveis pela formação do bolor e do mofo. Esses microrganismos podem desencadear crises de doenças respiratórias como rinite, bronquite e asma

            Os desumidificadores de ar, são a solução ideal para o controle da umidade nas academias. Mantendo os níveis corretos de umidade, o equipamento impede a proliferação de microrganismos oferecendo um ar de maior qualidade. Além disso, a Thermomatic possui linhas de desumidificadores capazes de controlar a umidade em locais com piscinas aquecidas, conservando estruturas de paredes, pisos e vidros.

Saiba mais sobre o controle de umidade em academias, acesse:

https://www.thermomatic.com.br/aplicacoes-desumidificadores-para-comercio/desumidificador-para-academia.html

https://www.thermomatic.com.br