Atletas revelados no CEU Água Azul destacam-se em campeonato de Rugby

Passar a bola (que não é redonda) numa partida de rugby é uma ação vital, precisa ser muito bem calculada: basta jogá-la com as mãos para um companheiro de equipe. Mas por trás desse ato, se esconde um dos princípios desse esporte, em que é indispensável a garra de cada integrante do time para ganhar, o coletivo fala mais alto. No rugby, ninguém vence sozinho! Esse é apenas um dos ensinamentos por trás da modalidade, que pode beneficiar não só a formação do atleta, mas também sua formação como ser humano.

O esporte busca desenvolver disciplina, confiança e liderança, habilidades que dão suporte para aprendizados fundamentais como tolerância, cooperação e respeito. Além de ensinar como lidar com a vitória e de que maneira aprender com a derrota. O esporte segue um código de ética baseado em cinco valores, que são fielmente seguidos e que se resumem na sigla DRIPS (Disciplina, Respeito, Integridade, Paixão e Solidariedade).

A ascensão da modalidade no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul teve seu início em 2014, quando os Analistas de Informações Cultura e Desporto – Educação Física, Aciovaldo Marques de Mello, conhecido como Tuta e Vanessa Oliveira Reis, aceitaram o desafio de levar um esporte pouco conhecido para a juventude do bairro de Cidade Tiradentes na Zona Leste de São Paulo.

Em alguns anos de trabalho, pouco a pouco o projeto tornou-se referência, atraindo mais jovens do bairro que, assim como o nosso país, tinha o futebol em sua construção sócio esportiva.

Atualmente, o rugby é praticado por mais de 120 meninos e meninas da região. Esse trabalho foi efetivado devido à parceria com a associação HURRA!, criada por um grupo de profissionais, do esporte e da educação, com objetivo de utilizar o rugby como meio para transformação dos praticantes e, por consequência, do seu entorno social.

Em 2010, a entidade firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo. Hoje, é vista como referência em projetos de turno e contraturno nas escolas da rede. Já atendeu mais de 180 escolas, formou 500 professores, além de impactar diretamente na vida de mais de 60.000 crianças e jovens.

A participação da Hurra! foi primordial para o sucesso desse esporte no CEU Água Azul, formando analistas, auxiliando na participação em torneios, promovendo encontros e atividades referentes à modalidade.

Dessa parceria, surgiram alguns atletas promissores, dentre eles destacaram-se Dominick Siqueira (17), Mayra Passos (15) e Patrick Otemoti (18). Os jovens foram convocados para a Seleção Paulista de Rugby Juvenil, nas categorias M17 e M19, para disputar o Campeonato Brasileiro de Sevens, em 2019.

Dominick defendeu a Seleção Paulista de Rugby que venceu a equipe Vale na grande final

Dominick, ex- aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) CEU Água Azul é uma das atletas reveladas no projeto, destacou-se na competição em sua primeira participação, sendo campeã pela categoria M19. Após sua conquista na modalidade, ela passou a ser inspiração para outros jovens do bairro, aumentando a visibilidade do projeto, que influenciou diretamente no aumento de participantes.

A gestora do CEU Água Azul, Angélica de Jesus Batista, enfatiza como o rugby pode impactar positivamente a vida dos jovens para além da prática esportiva. “O projeto desenvolvido não pretende ser apenas uma fábrica de atletas, mas um caminho para a formação cidadã em busca da autonomia para os praticantes” destaca.

Projeto Rugby

De 4 a 12 anos – Terças e quintas-feiras, das 9h00 às 10h00;

De 10 a 13 anos – Terças e quintas-feiras, das 8h00 às 9h00;

De 10 a 17 anos – Terças e quintas-feiras, das 9h00 às 10h00;

De 13 a 17 anos – Segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h00 às 10h00.

CEU Água Azul – Avenida dos Metalúrgicos, 1262.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação