- Advertisement -spot_img
CasaDestaque LocalSabesp, Subprefeitura de Itaquera e sociedade realizam ação no córrego Macela do...

Sabesp, Subprefeitura de Itaquera e sociedade realizam ação no córrego Macela do Campo

- Advertisement -spot_img

Córrego localizado no Parque Savoy City foi despoluído por meio do Programa Córrego Limpo em 2010 e passa agora por uma revitalização

Nesta sexta-feira, 10 de setembro, representantes da Sabesp, da Subprefeitura de Itaquera e da sociedade se reuniram para realizar ações que envolvem a revitalização das margens do córrego Macela do Campo, localizado entre as ruas Caetano Basso x Rua Macela do Campo, no Parque Savoy City, na zona leste da Capital. A iniciativa dá início a uma nova atuação para governança colaborativa com duas vertentes da sustentabilidade: a social e a ambiental.

Pela vertente social, a proposta foi a inclusão de jovens participantes de projetos sociais da região nas ações de revitalização das margens do córrego ajudando na limpeza e pintura. A ambiental contempla a eliminação dos pontos de descarte de entulho com limpeza e plantio de mudas de árvores e ações de conscientização ambiental com a pintura dos bueiros e um espelho que leva a população a refletir sobre quem pode ajudar a despoluir o rio Tietê.

A governança colaborativa é uma das formas de organização comunitária adotadas pela Sabesp, dentro do Programa Córrego Limpo, e consiste na criação de fóruns de participação comunitária em torno de valores e objetivos comuns nos quais, por meio da sensibilização e educação ambiental, se busca o maior envolvimento da comunidade do entorno dos córregos por meio do compartilhamento da responsabilidade pela manutenção da limpeza, da preservação das margens e fiscalização do processo de despoluição.

Na oportunidade, representantes da Subprefeita Itaquera, da Sabesp e dos moradores do entorno fizeram plantio de mudas de palmeiras e de Mirindiba-rosa, uma árvore tropical bastante indicada para arborização urbana e recuperação de áreas degradadas.

As obras de despoluição do córrego Macela do Campo foram concluídas pela Sabesp em 2010 e, tão importante quanto despoluir, é mantê-lo despoluído, por isso a importância desse esforço conjunto contínuo entre a Sabesp, a Subprefeitura Itaquera e a população.

Atualmente, a DBO – Demanda Biológica de Oxigênio, indicador utilizado para medir a despoluição de corpos d’água, está em 15 mg/L, bem abaixo do limite máximo estabelecido que é de 30 mg/L.

Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Advertisement -spot_img
Related News
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui