Por serem cíclicas, as mulheres tendem a ter muitas variações não só hormonais, mas psicológicas e imunológicas também. Dessa forma, as terapias alternativas com florais são uma opção e podem ajudar a manter o equilíbrio físico, mental e emocional em todas as fases da vida.

Jackie Yue, alquimista floral da AlkhemyLab by Joel Aleixo, explicou a importância de alinhar os eixos do nosso corpo, cabeça e coração. Ela explica que na alquimia as mulheres são seres lunares e, assim como a Lua, têm fases. “Somos seres mais emocionais, suscetíveis aos hormônios e aos desequilíbrios emocionais por conta do nosso corpo mesmo, que é muito mais sensível do que o do homem, por exemplo.”

“Procurar o máximo possível viver uma vida mais em harmonia com o meio ambiente e a natureza, além de florais específicos”, continua. Os florais que podem ajudar são os feitos com algumas flores e ervas prensadas, como: babosa, gerânio, girassol, azaleia, bracatinga, lavanda, melaleuca e mandacaru. Por terem uma energia mais feminina, ajudam a equilibrar a mente, diminuem sintomas da TPM, como dor de cabeça e irritabilidade, além de ajudarem na imunidade. Ela indica o “Equilíbrio Feminino”, da AlkhemyLab, feito de açucena, artemísia, gerânio, hibisco.

Para que não haja sofrimento durante as mudanças, o equilíbrio é fundamental, mas nem sempre fácil de conseguir. “Porque a mulher, se estiver atenta a isso, vai passar por essas fases, muitas vezes hormonais e puramente químicas mesmo, de uma maneira mais consciente e mais saudável”, completa Jackie. Além do básico, que é manter uma boa alimentação e exercício físico, a alquimista dá outras dicas sobre o que pode ajudar em cada fase da vida.

Segundo Jackie, o autoconhecimento é peça chave desse processo. “Então, indico que a mulher procure realmente um caminho de autoconhecimento, de conhecer seu corpo, suas emoções e de uma vida mais saudável. A mulher, na nossa sociedade, foi pega por essa multitarefa, a gente tem que ser tudo: mãe, dona de casa, profissional competente… E às vezes nessa correria nos perdemos mesmo, e a gente acaba não se olhando mais profundamente, mais internamente.”

E não pense que manter-se em sintonia com o corpo traz apenas resultados físicos. Principalmente durante um momento tão delicado no mundo todo com a pandemia, a paz de espírito é muito importante para que não enlouqueçamos. “A frustração é uma das principais causas de doenças e desequilíbrio. Então é muito importante a mulher não estar só atenta em entender os ciclos da vida e as mudanças, mas também trilhar esse caminho da autorrealização”, finaliza Jackie. 

Já Claudia Coral, farmacêutica especialista em ativos e vice presidente da Galena Farmacêutica explica o que dentro do nosso corpo, fisicamente, pode prejudicar nosso equilíbrio. “O equilíbrio do organismo em si, na verdade, é um resultado de uma somatória de fatores, como cuidar do intestino, do estresse, ter uma boa noite de sono e ter equilíbrio emocional, que pode ser obtido pela meditação ou até pela prática de atividades físicas, que são positivas tanto para o corpo quanto para a mente.”

Para isso, Claudia recomenda o uso de suplementos naturais, como antioxidantes, colágeno e até mesmo Beta-Glucana, responsável por fortalecer o sistema imunológico.