Campanha busca imunizar pessoas entre 20 e 29 anos. No total, 14 pessoas já morreram em decorrência da doença em todo estado de São Paulo.

Campanha de vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira (18). — Foto: Reprodução

Começa nesta segunda-feira (18), a nova fase de campanha de vacinação contra o sarampo. O público-alvo para vacinação são jovens de 20 a 29 anos de idade. A primeira etapa aconteceu entre os dias 7 e 25 de outubro e imunizou cerca de 400 mil crianças.

A dose que será aplicada é a tríplice viral, vacina que protege contra o sarampo, rubéola e a caxumba. Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, a pessoa deve tomar duas doses com intervalo de 30 dias. As vacinas estão disponíveis até o dia 30 de novembro em todos os postos de saúde.

Cerca de 56,2% do total dos casos se concentram na capital (são 6.235‬‬, somando confirmações laboratoriais e clínicas). A vacina é contraindicada para pessoas imunodeprimidas e gestantes. Mesmo sem campanhas específicas, pessoas de todas as idades podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para regularizar a carteirinha de vacinação gratuitamente.

No último dia 6 de novembro, a secretaria de saúde confirmou a 14ª morte por sarampo no estado de São Paulo. Não se morria de sarampo em São Paulo desde 1997.

Sarampo tabela — Foto: Arte/G1