- Propaganda -spot_img
InícioSaúdeSaúde leva o Projeto PrEP na Rua para o CEU Heliópolis neste...

Saúde leva o Projeto PrEP na Rua para o CEU Heliópolis neste sábado

- Propaganda -spot_img

A Coordenadoria de IST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove neste sábado (25) mais uma ação do Projeto PrEP na Rua, iniciativa pioneira que disponibiliza a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV fora das unidades de saúde. O destino desta edição será o CEU Heliópolis (Estrada das Lágrimas, 2385), na Zona Sul, onde haverá atendimento das 16h às 20h. Além da PrEP, a população poderá ter acesso a um teste rápido para HIV, preservativos externos e internos, gel lubrificante e kits de autotestes para HIV.

A PrEP consiste no uso constante de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. O primeiro frasco de medicamentos costuma ser entregue ao paciente após o teste e a consulta com os profissionais de saúde presentes na unidade.

“A PrEP é uma maneira muito eficaz de prevenção ao HIV e que precisa ser mais conhecida e utilizada. Fazendo esta oferta em espaços públicos e em horários alternativos, possível diminuir barreiras de acesso”, explica Cristina Abbate, coordenadora da Coordenadoria de IST/Aids.

Segundo dados da SMS, até o dia 10 de setembro 14.180 pessoas começaram a PrEP nas unidades municipais de saúde da cidade de São Paulo. Esse número é praticamente um terço de todos os registros de PrEPs iniciadas no Brasil. Segundo Cristina, a PrEP é um dos fatores responsáveis pelos números de novos casos de HIV estarem caindo na capital, nos últimos três anos.

Como iniciar a PrEP

A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e a medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se não houver impedimentos, a pessoa já sai com o medicamento. Após 25 dias ela deve se dirigir à uma unidade da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids de sua escolha para dar continuidade ao método de prevenção.

A PrEP está disponível no SUS desde janeiro de 2018. Tem como público prioritário pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, o que inclui alguns segmentos sociais como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes, quando um tem HIV e o outro não.

O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste para HIV é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente é realizado uma segunda análise. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids. A equipe que realiza ação extramuros faz o acompanhamento até que a pessoa seja acolhida na unidade mais conveniente para o início do tratamento. Em caso de alteração na taxa de creatinina, o paciente será encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde.

A PrEP está disponível nas 26 unidades da RME em IST/Aids da capital paulista,. Pessoas trans e travestis que fazem hormonização em um dos serviços municipais de referência também podem ter acesso à profilaxia na unidade em que já são acompanhadas.

Sobre o Autoteste para HIV

O Autoteste para HIV permite que qualquer pessoa possa realizar a análise com a coleta de fluido oral. O resultado demora entre 20 a 30 minutos. Essa tecnologia amplia as possibilidades de testagem, dando maior autonomia e privacidade para a população. Em caso de resultado positivo, a pessoa tem atendimento prioritário em qualquer unidade da RME.

Os kits estão disponíveis na RME em IST/Aids, nas unidades municipais de saúde que são referência para hormonização de pessoas trans, em organizações parceiras e em algumas ações de rua realizadas da Secretaria Municipal da Saúde.

Serviço:

PrEP na Rua no CEU Heliópolis

Oferecimento do início da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para HIV, Teste Rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, preservativos e gel lubrificante

Data:Sábado, 25 de setembro

Endereço: CEU Heliópolis, Estr. das Lágrimas, 2385 – São João Climaco, São Paulo

Horário: Das 16h às 20h

- Propaganda -spot_img
Deve ler!
- Propaganda -spot_img
Notícias relacionadas
- Propaganda -spot_img

Deixe uma resposta.

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui