Nesta sexta, mobilização ocorre em sete estações do Metrô e da CPTM 

Especialistas em defesa do consumidor do Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania,  farão uma nova ação nesta sexta-feira (8) em estações do Metrô e da CPTM para orientar os consumidores sobre a Black Friday – evento em que estabelecimentos prometem descontos na última sexta-feira de novembro.   Na CPTM, a ação começará mais cedo, às 7h e vai até às 11h na Estação Tamanduateí da Linha 10-Turquesa. No Metrô, vai das 10h às 14h nas estações Liberdade, da Linha 1-Azul; Consolação, da Linha 2-Verde; Itaquera e Tatuapé, da Linha 3-Vermelha; Higienópolis, da Linha 4-Amarela (operada pela ViaQuatro) e Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás (operada pela ViaMobilidade).

As empresas ligadas à Secretaria de Transportes Metropolitanos transportam mais de 10 milhões de passageiros por dia. Uma ação de conscientização nas estações de trem e de metrô e nos terminais de ônibus é capaz de atingir e beneficiar muitos consumidores, que vão receber orientações sobre a importância de pesquisar com antecedência antes de comprar, como fazer denúncias em caso de oferta enganosa e reclamar seus direitos nos canais de atendimento do órgão.

Dicas

Recomenda-se que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.

Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

O consumidor deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta na página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.

Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, o consumidor deve verificar se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra, quando é feita na loja, ou da entrega do produto, para compras fora do estabelecimento comercial).