O secretário Madonezi aceitou o convite para visitar as obras do Pôlder da Vila Itaim (uma grande barreira de contenção de 1,7 kms. Ao longo do rio Tietê, obra realizada pelo Governo de SP em parceria com a prefeitura), localizado no Distrito da Jardim Helena, na jurisdição da subprefeitura de São Miguel, Zona Leste SP.

Foto: Mapa de extensão do pôlder – (Imagem de Reprodução)

O secretário Maldonezi aceitou o convite para visitar as obras do Pôlder da Vila Itaim (uma grande barreira de contenção de 1,7 kms. Ao longo do rio Tietê, obra realizada pelo Governo de SP em parceria com a prefeitura), localizado no Distrito da Jardim Helena, na jurisdição da subprefeitura de São Miguel, Zona Leste SP.

Além de ouvir a população, o secretário ainda vistoriou as obras do muro de contenção no córrego Itaim, bem como caminhou até a rua Tide e Lemos, que ficou alagada por três meses no início deste ano. Ao final da visita, Madonezi apresentou aos moradores o que pode ser feito de imediato, afirmando que, de forma emergencial, mobilizará equipes para realizarem a limpeza na região, incluindo limpeza nos córregos e bueiros, para que a água tenha vazão, nas próximas chuvas e recebeu os agradecimentos dos moradores.

“Junto ao vereador e ao subprefeito estamos acompanhando a obra e vendo o que pode ser melhorado na região. Vou conversar com o secretário Marcos Penido, superintendente do DAEE, para ampliarmos os trabalhos aqui e reduzirmos os problemas de enchentes na região”, enfatizou Madonezi. O secretário ainda destacou que a visita foi uma maneira de conhecer melhor a situação para trazer auxílio de todos que precisam atuar para minimizar o problema e citou a importante parceria com a Sabesp e DAEE.

No dia 27 de março, o prefeito Bruno Covas assinou um decreto incluindo mais de 30 ruas da Vilas Itaim e Seabra em Situação de Emergência. Além dos benefícios que contemplarão as famílias afetadas e das doações de colchões, cobertores, cestas básicas e kits de higiene e limpeza, serviços de drenagem nas ruas e acompanhamento por parte das equipes de saúde estão sendo realizados na região.

“Vale lembrar que não estamos falando de um problema que envolve essa gestão, mas se trata de algo que vem sendo arrastado há décadas. A subprefeitura tem agido como pode, mas nós precisamos de uma ação mais contundente em nível de secretaria, viabilizando o diálogo com o Estado, inclusive. Que essas ações virem um legado dessa gestão fazendo a diferença para os moradores que tanto sofrem com essa situação”, finalizou Alessandro Guedes.

Pôlder da Vila Itaim

Foto: Vistoria ao pólder – (Eduardo Rocha)

O pôlder é uma estrutura hidráulica artificial para controle de enchentes em pontos baixos, próximos a rios, áreas ribeirinhas em geral e o mar. O pôlder dispõe de um sistema composto por um dique (muro de contenção), reservatório, dutos e bombas.

O pôlder da Vila Itaim terá um dique maciço em aterro compactado em seção trapeizodal, com 1,7 mil metros de extensão, 20 metros de largura de base e 5 metros de largura na crista. O maciço servirá de base para a implantação da Via Parque e uma ciclovia com 3 metros de largura, ligando o Parque Itaim Biacica a outras unidades do Parque Várzeas do Tietê. Esse dique será complementado por dois diques de concreto, com extensão total de 833 metros, ao longo dos córregos Itaim e Tijuco Preto.

O projeto do Pôlder da Vila Itaim prevê também a construção de um de um canal de circunvalação no interior do dique, com função de drenar a água das chuvas para um reservatório de acumulação, com capacidade para 19 mil metros cúbicos, dotado de um conjunto de cinco bombas com capacidade para bombear 400 litros de água por segundo cada, esvaziando o reservatório em poucos minutos.

Foto: Gestores da Prefeitura analisam a situação sobre o Córrego Itaim – (Divaldo Rosa)

Veja abaixo o vídeo feito durante a vistoria pela nossa equipe de reportagem:

Fonte: As informações são da redação do portal de notícias ‘Acontece Agora’.