Atendimentos ocorrem até o final da obra de reforma da unidade

A partir desta segunda-feira (14), os atendimentos às usuárias da Casa de Parto Sapopemba serão realizados temporariamente na Unidade Básica de Saúde Vila Ema, localizada a 3,5 km de distância, à Rua Gustavo Stach, 140, Vila Ema. A mudança foi adotada devido à reforma em andamento na Casa de Parto e na UBS Reunidas I, ambas instaladas no mesmo terreno. Além disso, a medida busca garantir segurança, conforto e tranquilidade para as profissionais de saúde e usuárias da Casa de Parto durante a obra.

O prazo para conclusão das intervenções estruturais nas duas unidades é de cerca de 120 dias. Nesse período, toda gestante que buscar o serviço prestado pela Casa de Parto Sapopemba, para conhecer os protocolos de biossegurança e os critérios clínicos de abertura de plano de parto, deve procurar a equipe de saúde da unidade que ficará lotada em sala totalmente adaptada no pavimento superior da UBS Vila Ema. O serviço ficará disponível 24h e haverá uma ambulância na porta da unidade em caso de necessidade de remoção.

Os trabalhos são executados por empresa de engenharia contratada pela Organização Social de Saúde (OSS) SPDM-PAIS, que gerencia as três unidades por meio de contrato de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde. A transferência dos serviços foi discutida e aprovada pelos conselhos gestores de saúde da Casa de Parto e da UBS Vila Ema, em comum acordo com a Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, Supervisão Técnica de Saúde Vila Prudente Sapopemba e OSS SPDM-PAIS.

Duas décadas de trabalho
Inaugurada há 20 anos pelo médico e mestre em saúde coletiva David Capistrano da Costa Filho, a Casa de Parto Sapopemba é uma unidade de saúde que realiza parto humanizado, que segue as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade realiza uma média de 25 partos humanizados por mês e atende gestantes a partir da 35ª semana de gestação de baixo risco, de qualquer região da cidade, inclusive fora da capital. O atendimento é realizado por enfermeiras obstetras e auxiliares de enfermagem que trabalham na unidade.

Além de gravidez de baixo risco, a gestante deve apresentar resultado normal de todos os seus exames de pré-natal, seguindo a orientação do Ministério da Saúde e da SMS. Além disso, a paciente deve ter uma gestação única, com apresentação cefálica do bebê, não ter realizado cirurgia cesariana anterior, não ter diabetes nem hipertensão.

A gestante tem direito a dois acompanhantes da escolha dela para participarem dos trabalhos de parto. Também é permitido o consumo de alimentos, sucos ou qualquer outa refeição que a usuária queira trazer de casa. 

Serviço
Atendimento temporário da Casa de Parto Sapopemba na UBS Vila EmaRua Gustavo Stach, 140, Vila Ema
Telefone: (11) 2702-6043