Imagem do projeto do Sesc Guarulhos (Reprodução/ Dal Pian Arquitetos/Veja SP )

Mais uma unidade do Sesc será inaugurada em São Paulo – desta vez, no município de Guarulhos, cidade que tem 1,4 milhão de habitantes e faz parte da região metropolitana da capital paulista. A partir de sábado (11), às 10h, o público poderá conhecer o novo centro de cultura, esporte e lazer. Unidade localizada no bairro Jardim Flor do Campo, tem área construída de mais de 34 mil m2, divididos em três pavimentos. Ali, há sala para exposições, teatro, restaurante, biblioteca, conjunto aquático com raias semiolímpicas e piscinas ao ar livre. O local também conta com um espaço dedicado à música e outro voltado à educação ambiental.

‘Tintas Polvo’ (2019), de Adriana Varejão, fala de um tema caro ao Brasil e ao Sesc: diversidade (Renato Pizzutto/Veja SP)

Dentre as dependências da nova unidade estão ginásio poliesportivo, quadra de tênis e teatro com 349 lugares ( quinto maior teatro do Sesc). Na lista de obras de arte, composta por cerca de 24 trabalhos de onze artistas figuram: Tintas Polvo E As Cores Dos Brasileiros (2018), de Adriana Varejão e Já estava assim quando cheguei (2019), de Carlito Carvalhosa

imagem: área interna ( foto: Renato Pizzutto/VejaSP

O investimento na Unidade foi de 180 milhões de reais.

Peça em exibição: ‘Paisagem Desaguando’ fica ao lado da arquibancada do ginásio (Renato Pizzutto/Veja SP)

Para a abertura, a nova unidade preparou uma extensa programação gratuita no fim de semana.
Entre os destaques estão o show da Nação Zumbi, que terá a participação de Pitty e Marcelo D2, e a apresentação da cantora e compositora baiana Luedji Luna.

Há também espetáculos dedicado às crianças, oficinas, bate-papos com nomes como Arnaldo Antunes, exposições, aulas abertas, dança e intervenções circenses. Confira a programação completa no site do Sesc Guarulhos

Para completar, o roteiro a seguir faz também uma seleção de passeios nas cercanias do Sesc Guarulhos, e mostra como chegar até a unidade.  


COMO CHEGAR

De ônibus
Quatro linhas passam na rua do Sesc, são elas: 233 Cocaia; 356 A e B Circular Saúde e 278 Osasco-Guarulhos. O Terminal de Ônibus Cecap está a 12 minutos a pé

De trem
Na linha 13 – Jade da CPTM, a estação Guarulhos Cecap está a 2 km da unidade; são cerca de 25 minutos caminhando ou 5 de carro

Sesc Guarulhos – R. Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos. Ter. a sex. 9h às 21h30. Sáb. das 9h às 20h e dom., das 9h às 18h

Programação no Sesc

imagem: Arnaldo Antunes ( foto: divulgação Editora Trip)

SÁBADO, DIA 11

Arnaldo Antunes
O cantor, compositor e artista visual participa de um bate-papo em que fala sobre suas músicas, processos de composição e quem são suas principais referências.
Sala 4, das 12h às 13h30. Livre.

Filhos de Gandhy
O grupo de afoxé —candomblé levado para a rua com os seus rituais, vestes, adereços, 
danças e cânticos—apresenta a tradição da religião africana ritmada pelo agogô. 
Praça de Convivência, das 18h às 19h e domingo (12), das 16h30 às 17h30. Livre.

Guinga
O violinista Guinga faz um show com a participação da cantora e compositora Zélia Duncan, o bandolinista Hamilton de Holanda e o cantor Zé Renato.
Teatro, das 20h às 21h. Retirar ingressos a partir das 15h na Central de Atendimento. A partir de 12 anos. 

As Trilhas Sonoras de Fabio Lima
Premiado violonista, Lima toca obras de seu repertório, que mescla peças mais clássicas 
com temas de games. Entre uma música e outra, ele fala de sua carreira.
Sala 4, das 10h30 às 11h30. Livre.

Funk como Le Gusta
A banda participa de uma vivência em que o público pode conhecer de perto a musicalidade do grupo, conhecido por tocar funks clássicos de trilhas de filmes.
Estúdio 2, das 15h às 16h30. Livre.

Henriques
A peça infantojuvenil, da Cia. Vagalum Tum Tum, adapta a clássica peça de Shakespeare “Henrique 5º”, com técnicas circenses e músicas ao vivo.
Teatro, das 12h30 às 13h30. Livre. 

DOMINGO, DIA 12

Fábio Zanon
Um dos principais violonistas brasileiros, Zanon dá uma aula-concerto na qual intercala peças de seu vasto repertório com dicas sobre dinâmica de estudos e fala de seu processo criativo.
Estúdio 14 do Centro de Música, das 13h30 às 15h. Livre. 

Luedji Luna
A cantora e compositora baiana, radicada em São Paulo, apresenta canções autorais que transitam entre o universo das músicas brasileira e africana. A cantora também se apresenta no Sesc Campo Limpo.
Teatro, das 15h30 às 16h30. Retirar ingresso com uma hora de antecedência. Livre. 

Maracatu
A atividade, com a presença do Maractu Bloco de Pedra, passa conhecimentos introdutórios de percussão, canto e dança, com instrumentos tradicionais, como alfaias, agbês, caixas de guerra e gonguês.
Estúdio 2, das 12h às 13h30. Livre. 

imagem: Nação Zumbi (foto: Dovilé Babraviciuté/Veja SP)

Nação Zumbi
A banda pernambucana, conhecida por faixas como “Da Lama ao Caos” e “A Praieira”, faz show em comemoração aos 25 anos de trajetória. A apresentação do grupo de manguebeat conta com a participação de Pitty e Marcelo D2. 
Ginásio, das 18h às 19h30. Livre. Retirar ingressos no domingo, a partir das 14h, na Central de Atendimento. Livre.

Fontes: Veja / Folha de S. Paulo