Carros e motos deixam de circular por algumas vias do Centro Histórico para estimular o uso de transporte público e outras formas de mobilidade

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vai implantar o programa Sexta Sem Carro nesta sexta-feira (27). Algumas vias do Centro Histórico da capital serão fechadas para o trânsito de carros e motos, das 6h às 18h.

O projeto visa incentivar o debate sobre o uso do veículo na cidade, além de estimular o uso do transporte coletivo e as pequenas viagens a pé ou de bicicleta. A região central foi escolhida por possuir uma vasta opção de transporte público, como estações de Metrô e diferentes linhas de ônibus.

No Sexta Sem Carro, somente ônibus, táxis, vans escolares e bicicletas podem circular em toda a extensão das seguintes vias: Largo Pateo do Colégio, Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Largo de São Bento, Rua Líbero Badaró (entre Largo de São Bento e Rua Dr. Falcão Filho), Viaduto do Chá e num trecho da Rua Florêncio de Abreu (entre Ladeira da Constituição e Rua Boa Vista).

A ativação do Sexta Sem Carro não altera a circulação de linhas de ônibus, uma vez que o tráfego desse tipo de veículo e de táxis nas vias bloqueadas é permitido.

A Engenharia de Campo da CET vai monitorar os bloqueios e orientar os usuários na região, visando manter as condições de segurança e fluidez no trânsito.

Sobre a operação do transporte coletivo (ônibus), os usuários têm à disposição o telefone 156 ou o site www.sptrans.com.br

Ouça a Rádio Mobilidade e fique por dentro das notícias sobre trânsito e transporte na cidade de São Paulo em edições semanais.

Acesse pelos sites e pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/), da CET (www.cetsp.com.br) e da SPTrans (www.sptrans.com.br).