Capital paulista concentra a maior parte dos casos de sarampo em todo o estado.

A cidade de São Paulo atingiu 23% da meta de vacinação contra sarampo entre os jovens de 15 a 29 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de 10 de junho até esta quinta-feira (25), foram aplicadas 720 mil doses da vacina.

A capital está em campanha especial para pessoas com idade de 15 a 29 anos desde o dia 10 de junho, após a explosão de casos confirmados da doença.

Nesta segunda-feira (22), a prefeitura já havia anunciado uma mudança na orientação para o público-alvo. Antes, quem já tinha tomado as duas doses da vacina não precisava se vacinar de novo. Agora, todos que estão na faixa etária de 15 a 29 anos devem ser vacinados.

Vacinação contra o sarampo  — Foto: Reprodução/ TV Globo

Prefeitura amplia vacinação

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (25) que decidiu ampliar o público-alvo da atual campanha de vacinação contra sarampo também para bebês com idade entre seis meses e um ano.

Desde o dia 7 de junho, os registros de sarampo dispararam 850% no estado de São Paulo, passando de 51 para 484 até o último balanço divulgado na sexta-feira (19) pela Secretaria Estadual de Saúde. A grande maioria dos casos foi confirmada na capital – 363 –, e o número preocupa por já ser o maior registrado em mais de 20 anos.

Também foi realizada uma parceria com o governo do estado para que avacina também seja aplicada nas escolas públicas na volta às aulas. Empresas privadas, faculdades e condomínios que solicitarem o serviço também receberão profissionais da saúde.

Onde se vacinar?

A vacina é aplicada durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacinação tem ocorrido a partir das 7h ou 8h e se estende até as 18h ou 19h, dependendo da unidade. Veja a lista completa dos locais.

Por conta da campanha, postos volantes também estão sendo montados em áreas de grande circulação como shoppings e terminais de transporte público. Veja a lista de postos nas estações de Metrô, CPTM, EMTU e estradas.

Quem deve se vacinar na campanha?

  • Jovens de 15 a 29 anos: todos devem ser vacinados independentemente de terem tomado a vacina anteriormente;
  • Crianças entre seis meses e um ano de idade

Durante a campanha, não é necessária apresentação do cartão SUS e documentos.

Quem está fora público-alvo, mas deve se vacinar?

  • Crianças com 1 ano: devem tomar a 1ª dose regular;
  • Crianças de 15 meses: devem tomar a 2ª dose regular;
  • População de 1 a 14 anos: deve ter tomado duas doses de vacina. Quem não tem certeza se já tomou as duas doses deve tomar uma dose extra.
  • Adultos de 30 a 59 anos: deve ter tomado pelo menos uma dose.
Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar  — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1