Você sabia que o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC) é o maior remanescente de Mata Atlântica da Zona Leste da capital? Com aproximadamente 450 hectares de área, o PNMFC é o único parque natural municipal localizado nesta região e o segundo maior da cidade, perdendo apenas para o PNM Itaim (470 ha). Nesta reserva, vivem mais de cem diferentes animais da fauna endêmica, sendo 63 espécies de aves, como o sanhaçu-de-encontro-azul. Por isso, o PNM Fazenda do Carmo recebe mais um #VemPassarinhar neste sábado (31), a partir das 7h.

Escolha roupas leves, calçados confortáveis e compareça à sede administrativa do parque para a saída a campo. Se possível, leve binóculos e/ou máquinas fotográficas para não perder ave alguma de vista. Não esqueça de levar comida ou bebida: às 9h30, está prevista uma parada para um café participativo. Em seguida, os animais avistados serão contados e registrados por meio do aplicativo e-Bird, etapa fundamental para que as informações coletadas contribuam com a ciência e a conservação destas aves no mundo inteiro.

O Papo de Passarinho desta edição traz o tema Zona Leste e a criação do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, que será apresentado pela geógrafa Helen Evelin de Souza, gestora do parque. O Fazenda do Carmo é a primeira Unidade de Conservação (UC) de proteção integral estabelecida na capital paulista em meio urbano e abriga o primeiro prédio municipal sustentável do município. Totalmente acessível às pessoas com deficiência, a nova sede administrativa do parque – inaugurada em janeiro deste ano – foi projetada pelos técnicos da SVMA.

Resultado de uma parceria entre a Divisão de Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a SAVE Brasil e o Observatório de Aves do Instituto Butantan, a atividade traz uma série de benefícios à saúde, ao bem-estar e pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Confira a programação completa:

7h – Encontro na sede do PNM Fazenda do Carmo e saída a campo
9h30 – Café Participativo
10h – Contagem das espécies por meio do aplicativo e-Bird
10h30 – Papo de Passarinho: “Zona Leste: Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo e sua criação”, com a geógrafa Helen Evelin de Souza.


SERVIÇO
#VemPassarinhar no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo
Data: 31 de agosto (sábado)
Horário: a partir das 7h
Local: Estrada da Fazenda do Carmo, 350 – Itaquera, Zona leste, São Paulo, Capital