O mês está quase acabando e as empresas filiadas à Secretaria Municipal de Transportes (STM) estabeleceram um programação lembre-se da importância do diagnóstico precoce câncer de próstata. Para o fim Novembro azul, os viajantes receberão orientações sobre fatores de risco e atenção aos sintomas anteriores da doença.

CPTM – Próxima quinta (26), estação Tatuapé, linha 11-Coral e 12-Sapphire, terão uma ação de apoio Novembro Azul. Além de dicas de prevenção de doenças, serão distribuídos folhetos informativos sobre o tratamento e prevenção do câncer de próstata.

EMTU – Nesta terça (24), Terminal Metropolitano de São Mateus Recebe profissionais de saúde para discutir a prevenção do câncer de próstata, medir a pressão arterial e o índice glicêmico de quem passa. O evento é uma parceria do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Mateus e representantes da Escola de Enfermagem de São Mateus da UBS. A ação conta com apresentações musicais para interagir com os viajantes e discutir o combate ao câncer de próstata.

ViaQuatro e Vistoobilidade – Autocuidado e prevenção são os temas da exposição na Estação Luz, da linha 4-amarela. O espetáculo “Azul em novembro – seja o herói da sua saúde” contém 20 painéis que explicam o tema de forma didática. Vídeos com mensagens de incentivo à prevenção também são exibidos em monitores de ferrovias e estações. A mostra é uma parceria da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP) e é organizada pelo jornalista e produtor cultural Maurício Coutinho..js”>

Câncer de próstata – É o segundo tipo de câncer mais comum em homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata deve ser diagnosticado em mais de 65 mil homens somente em 2020.

era é um fator de risco para a doença, pois a incidência e a mortalidade aumentam significativamente após 50 anos. Além disso, o excesso de gordura corporal e fatores hereditários podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

Novembro Azul – A campanha Novembro Azul visa falar abertamente sobre o câncer de próstata e a necessidade dele se cuida em pessoas do sexo masculino. É um movimento internacional que tem como objetivo divulgar informações e estimular a realização dos exames necessários.

SERVIÇO:
CPTM
– Distribuição de folhetos informativos sobre câncer de próstata
Localmente: Estação Tatuapé, linhas 11-Coral e 12-Sapphire
Dados: 26/11
Cronograma: das 13h00 às 14h00

EMTU
– Desempenho musical e medição da pressão arterial e índice de glicose no sangue
Localmente: Terminal Metropolitano de São Mateus
Dados: 24/11
Cronograma: 9h00 às 11h00
Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo – SP

ViaQuatro e visibilidade
– exposição “Aluno azul – seja um herói da sua saúde”
Localmente: Estação da Luz, linha 4-amarela
Dados: a 30,11