Cursos de aprimoramento profissional são muito importantes para garantir uma vaga no mercado de trabalho. Diversas organizações sociais oferecem essa qualificação profissional gratuitamente e para todas as idades no Estado de São Paulo. Conheça as instituições que oferecem esse serviço e saiba como se inscrever.

DAN Brasil

O grupo global de comunicação Dan Brasil (Dentsu Aegis Network) está com 30 vagas abertas para um programa voltado para pessoas de 30 a 60 anos sem ocupação, com dificuldade de inserção ou recolocação no mercado de trabalho que ensina sobre serviço de dados, analytics e business Intelligence. A inscrição é gratuita e deve ser realizada através do site (https://ito.social/).

Instituto Proa

O instituto Proa que visa criar oportunidades de empregabilidade para jovens de baixa renda de São Paulo está com inscrições abertas para o próximo semestre. São oferecidas 320 vagas para a turma de qualificação profissional gratuita.

O curso dura seis meses e a formação inclui disciplinas técnicas, práticas, administrativas, informática, comunicação e matemática.

As vagas são para jovens de 17 a 19 anos e estudantes da rede pública. As inscrições vão até o fim do mês de maio. Mais informações no site.

Instituto Smart

O instituto Smart é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que concede bolsas em escolas particulares, cursos online, acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional a jovens de baixa renda de 12 a 15 anos. Mais informações no site.

CEAP

O Ceap funciona como uma escola profissionalizante gratuita e oferece anualmente cursos técnicos e profissionalizantes em sua maioria voltados para tecnologia da informação para cerca de 1000 jovens de 10 a 18 anos. Mais informações no site.

NURAP

O NURAP (Núcleo de aprendizagem Profissional e Assistência Social) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que oferece Ensino Profissionalizante, Geração de Renda, Atendimento às famílias e Assistência Social para pessoas de baixa renda. Mais informações no site.

ESPRO

A Espro (Ensino Social Profissionalizante) é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à capacitação e inserção no mercado de trabalho de jovens de 14 anos, em situação de vulnerabilidade social. Mais informações no site.

NUBE

O Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo país. A empresa possui mais de 10 mil empresas clientes, 14 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 890 mil pessoas no mercado de trabalho. Mais informações no site.

CIEE

O CIEE se dedica a capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Atualmente, a empresa administra o estágio de mais de 200 mil estudantes e a aprendizagem com mais de 100 mil adolescentes e jovens. Mais informações no site.

CEDESP

O CEDESP (Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo ) oferece atividades para adolescentes, jovens e adultos, com idade a partir de 15 até 59 anos, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal. Todos os alunos que concluem as aulas, recebem certificados dos cursos. Para ter acesso ao programa é preciso de um encaminhamento validado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de abrangência, que será incluído pelo cadastro no CadÚnico. O CEDESP desenvolverá, juntamente com o CRAS.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico oferece 11 cursos de capacitação para jovens e adultos que buscam recolocação no mercado de trabalho.

Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo oferece alguns cursos de formação. No Centro Cultural Tiradentes estão abertas as inscrições para 80 vagas no Curso de Moda e Costura. Já a Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti está com cursos abertos nas áreas de saúde, hemoterapia, cuidados com idosos, farmácia, saúde bucal, análises clínicas e gerontologia.

Nas subprefeituras de Itaquera, São Mateus, Mooca, Cidade Tiradentes, Campo Limpo, Sé, Pinheiros, M. Boi Mirim, Jabaquara, Parelheiros e Capela do Socorro 2 mil vagas abertas para o curso “Reciclar para Capacitar”.

Os Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional oferecem mensalmente cursos gastronômicos e atividades na área de segurança alimentar.

Governo do Estado de São Paulo

O governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, oferece mais de 100 cursos na região metropolitana de São Paulo, nas mais variadas áreas de formação e capacitação profissional para geração de emprego e renda, por meio dos Programas Via Rápida Emprego e São Paulo Criativo.

Estão abertas 640 vagas para cursos. As inscrições vão até o dia 15 de maio e a previsão de início é no dia 20 de maio. É necessário que o aluno tenha mais de 16 anos, esteja desempregado e seja domiciliado em São Paulo.

Para os cursos que começam nesta quarta-feira (8), os alunos podem se inscrever até o dia 10 de Maio.

Fonte: As informações são do portal de notícias ‘G1’.