- Propaganda -spot_img
InícioSaúdeUBSs são a porta de entrada para pessoas que precisam tratar da...

UBSs são a porta de entrada para pessoas que precisam tratar da saúde mental

- Propaganda -spot_img

Neste domingo (10), Dia Mundial da Saúde Mental, a Organização Mundial da Saúde chama a atenção para o fato de haver milhares de pessoas no mundo que não têm acesso a cuidados para problemas mentais e emocionais, agravados de forma global pela pandemia da Covid-19. Na capital, a população pode procurar uma das 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As UBSs são a porta de entrada para o acolhimento, diagnóstico e encaminhamento aos Caps, os Centros de Atenção Psicossocial da rede municipal.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também oferece as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Transtornos mentais

O estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando estamos em situações perigo, ameaça ou de adaptação a novas situações. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta provocando alterações físicas e emocionais.

Estresse, genética, nutrição, infecções perinatais e exposição a perigos ambientais também são fatores que contribuem para os transtornos mentais.

Na definição da OMS, os determinantes da saúde mental e transtornos mentais incluem não apenas atributos individuais, como a capacidade de administrar os pensamentos, as emoções, os comportamentos e as interações com os outros, mas também os fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais.

No contexto atual, qualquer pessoa está suscetível e entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

Existem estratégias eficazes para a prevenção de transtornos mentais como a depressão. Há tratamentos para os transtornos mentais e maneiras de aliviar o sofrimento causado por eles. O acesso aos cuidados de saúde e aos serviços de tratamento e apoio social é fundamental.

- Propaganda -spot_img
Deve ler!
- Propaganda -spot_img
Notícias relacionadas
- Propaganda -spot_img

Deixe uma resposta.

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui