O preço de um seguro de carro para um mesmo perfil de segurado e um mesmo modelo de veículo não custa o mesmo preço na cidade de São Paulo. Um levantamento feito pelo site ComparaOnline revela uma variação de até 558% em bairros da capital paulista.

Foram utilizados preços em sete seguradoras (Sulamérica, HDI, Bradesco, Porto Seguro, Itaú, Sompo e Azul) e 16 bairros.

O valor médio mais caro foi encontrado no bairro do Tatuapé, na zona leste, onde o seguro custa, em média, 4.863,75 reais. Já na Vila Nova Conceição, na zona sul, o preço cai para 1.668,49 reais, em média.

À Revista Exame, Paulo Marchetti, CEO do comparador de preços, a alta variação de preços é esperada porque nem todas as seguradoras conseguem trabalhar com a mesma base estatística. O que define os preços nos bairros é basicamente o índice de roubo de veículos mais elevado e por ser uma região com diversas saídas e rotas de fuga.

O levantamento apurou preços nos bairros Jardim São Paulo, Jardim França, Limão e Brasilândia, na zona norte; Pinheiros, Perdizes, Lapa e Rio Pequeno, na zona oeste; Tatuapé, Anália Franco, Itaim Paulista e São Mateus, na zona leste; e Moema, Vila Nova Conceição, Jardim Ângela e Parelheiros, na zona sul.

Para a amostragem, foi considerado o perfil masculino, com 25 anos de idade e solteiro. E o veículo, um Ônix zero quilômetro.

A que registrou os menores preços nas regiões norte e leste é a do Itaú. Na zona oeste e sul, a seguradora divide o posto de seguros mais em conta com a Sulamérica. Os seguros mais caros na zona norte são cobrados pela HDI e Porto Seguro e, na zona oeste e sul, pela Porto Seguro e a Azul. Na zona leste, os preços mais baixos oscilam entre diversas seguradoras.

Fonte: As informações são do portal ‘YahooFinanças’.