Desfile cívico-militar será no Sambódromo do Anhembi na manhã deste sábado.

Desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, será realizado no Sambódromo do Anhembi — Foto: DARIO OLIVEIRA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

O desfile de 7 de Setembro em São Paulo, em comemoração dos 197 anos da independência do Brasil, terá apresentações militares e desfile aéreo dos caças da FAB na região do Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte.

A apresentação vai contar com 7,2 mil desfilantes, 110 militares montados a cavalo, cães de guerra, e até Desfile Aéreo da FAB. O evento é gratuito e pode receber até 30 mil pessoas.

Antes do espetáculo acontece a Revista às Tropas, realizada na Avenida Olavo Fontoura por representante do governo estadual e pelo alto comando das Forças Armadas, às 9h.

O desfile começa às 9h30 com participação de diversas entidades civis, alunos das redes municipal e estadual de ensino e do Senai, associações de caráter militar e o Carpe Dien Moto Turismo.

Logo depois vem a parada militar, com cerca de 4 mil membros da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e órgãos de Segurança Pública, como Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana.

Também participam as viaturas do Exército Brasileiro, veículos da Polícia Federal, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, da Polícia Civil, da Polícia Técnico-Científica, da Guarda Civil Metropolitana, do Samu e da CET.

Abertura dos portões

Os portões do Sambódromo serão abertos ao público às 7h e darão acesso, gratuitamente, a todos os setores de arquibancadas, de A a J (com exceção do I). A capacidade do local é de 30 mil pessoas e, ao alcançar este limite de público, as entradas das arquibancadas serão fechadas.

Revista e limitações na entrada

Haverá revista feita pela Polícia Militar em todos os portões de acesso ao público. Será proibida a entrada com objetos perfurantes, cortantes, bandeiras, faixas ofensivas, com suporte de madeira ou quaisquer outros materiais que a segurança entender que possam ser usados como arma (por exemplo, guarda-chuvas com ponta, latas e garrafas). A recomendação é que as pessoas levem capa de chuva.

Trânsito

Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fará uma operação especial para trânsito e acesso à região do entorno do Sambódromo do Anhembi. As vias abaixo estarão bloqueadas das 5h às 14h do dia 7 de setembro (sábado):

  • Av. Olavo Fontoura, em toda a sua extensão, em ambos os sentidos;
  • ua Prof. Milton Rodrigues, em toda a sua extensão, em ambos os sentidos;
  • Marginal do Tietê, pista local (Av. Assis Chateaubriand), no sentido Castelo Branco, desde 300 metros após ponte das Bandeiras até a Ponte da Casa Verde, sendo o trânsito desviado para a pista expressa pela transposição ali existente;
  • Rua Brazelisa Alves de Carvalho;
  • Rua Dr. Melo Nogueira;
  • Rua Prof. Hermenegildo de Campos Almeida;
  • Rua Prof. Luciano Prata;
  • Rua Alfonso Renaldo Gallucci;
  • Rua Anita Malfatti.

Não será permitido o estacionamento de veículos nessas vias e o acesso será autorizado somente para veículos credenciados/ adesivados. A Rua Marechal Leitão de Carvalho terá implantação de mão dupla de direção no mesmo horário, onde será montada uma faixa reversível para entrada e saída do estacionamento do Pavilhão de Exposições do Anhembi. A entrada e saída para o Campo de Marte neste dia deve ser realizada pela portaria existente na Av. Santos Dumont com a Rua Santa Eulália.

Estacionamento

Serão disponibilizadas três mil vagas de veículos no Pavilhão de Exposições do Anhembi para uso do público no dia 7 de setembro. A entrada de acesso ao estacionamento deverá ser feita somente pelos portões 4 ou 5, localizados na Rua Marechal Leitão de Carvalho (ao lado do Clube Espéria), e a abertura dos portões será a partir das 5h30. O custo será de R$ 30 para carros e motos e R$ 70 para ônibus durante todo o período (valor exclusivo para a data).