Dança, música, teatro, cinema em realidade virtual, literatura e artes visuais: tudo isso na Vila Curuçá. No dia 07 de abril, a partir das 16h, a Praça Jaguamitanga (Praça do Shinquichi) receberá as atividades do Circuito Sesc de Artes.

Promovido pelo Sesc SP, em parceria com as Prefeituras e sindicatos de comércios, o Circuito é um encontro de linguagens em intervenções, espetáculos e oficinas que vão até você.

Música

Circuito Sesc de Artes - Itaim (9).JPG
Foto: Circuito de atrações do Sesc – (Imagem de Divulgação)

Forró na Caixa (PE)

Formado em 2012, em Olinda, o grupo promove um autêntico baile pernambucano de forró de rabeca. Em seu repertório, estão clássicos do gênero e da MPB em geral, canções da tradição oral e composições autorais, e ainda algumas músicas e coreografias típicas do cavalo marinho, folguedo tradicional do Estado, no qual convidam o público para participar.

Cremosa Vinil (SP)

O trio feminino de DJs toca a favor do derretimento das calotas auditivas, ou seja, aposta em sets que têm como ponto de partida a “cremosidade” e o calor, passando pelo jazz, soul, funk, boogie e outros ritmos dançantes. O coletivo, que usa somente vinis, procura selecionar discos que estão fora dos circuitos populares, a fim de ampliar o acesso do público a artistas e produções musicais que não tocam em rádios nem estão disponíveis em plataformas de streaming.

Teatro

Menu Del Giorno (Menu do Dia) – Companhia Bella Vita (Itália)

Em uma atmosfera de tratoria italiana, dois palhaços malabaristas apresentam números de habilidades e esquetes, que são servidas ao público no ritmo de uma boa refeição. A apresentação tem números de manipulação de cordas, garrafas, pratos e outros utensílios de mesa e cozinha, e ainda de bolas de futebol. O prato principal é um número complexo de pratos giratórios que vai deixar o público tenso e empolgado.

Dança

Varal de Nuvens – Lagartixa na Janela (SP)

O grupo utiliza os movimentos do vento, da brisa e das nuvens para criar suas coreografias entre tecidos em varais, instalados em espaços públicos. Os bailarinos interagem com o ambiente como se as nuvens estivessem se transformando em animais e outras formas. Em seguida, o público também é convidado para brincar na instalação e experimentar os movimentos, a leveza e a delicadeza dos movimentos do vento no varal.

Artes Visuais

Bordadinhos Fantásticos – Ímã Cósmico (SP)

O grupo, que desenvolve uma pesquisa em bordado contemporâneo, quer incentivar o público a se desprender das formas rígidas da costura e composição para ampliar sua criatividade, utilizando linha e tecido como ferramentas. A partir do tema dos personagens fantásticos, os participantes vão aprender a bordar monstros, animais e paisagens da sua imaginação, por meio de pontos básicos.

Tecnologias e Artes

Pilotagem de Minidrone – Lucas Schlosinski (SP) e Natasha Colombo Braga (SP)

Oficina para aprendizagem e instrução de pilotagem de microdrones. Os participantes vão conhecer os microdrones LOS (“lost of sight”) e aprender como operá-los. Depois de customizar os aparelhos, serão realizados exercícios de lançamento e pouso no chão e na mão, vai-volta, o quadrado e o círculo espacial, para que o público tenha noções de controle, profundidade, aceleração e inteligência espacial.

Literatura

Universo HQ – TG3 Design e Conteúdo (SP) e Grupo Êba (SP)

A atividade é montada a partir de um carrinho de carga, do qual saem livros, bancos, espreguiçadeiras, tapetes e a sinalização do espaço. A praça ganha um ambiente confortável e todo destinado às histórias em quadrinhos. A mediação de leitura ficará a cargo do Grupo Êba.

Cinema

Cinema em Realidade Virtual – Parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (SP)

O público é convidado a experimentar a tecnologia imersiva que vem abrindo possibilidades de linguagens de cinema e novas formas de contar histórias. Será apresentado um panorama da produção recente com filmes curtos que exploram novos caminhos para a experiência em VR (“virtual reality” / realidade virtual).

Sobre o Circuito Sesc de Artes

Circuito Sesc de Artes - Itaim (1).JPG
Foto: Circuito oferece diversas atrações voltadas a cultura – (Imagem de Divulgação)

Uma caravana com 490 artistas de diversos lugares do Brasil e do mundo, divididos em 14 roteiros, se prepara para viajar pelo estado de São Paulo na 11ª edição do CIRCUITO SESC DE ARTES. Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, artes, literatura e tecnologias, o Circuito acontece de 29 de março a 14 de abril, de sexta-feira a domingo, das 16h às 21h30 em 121 cidades.

De atmosferas poéticas à explosões de cenas, de performances solo a grandes grupos, de trabalhos manuais à realidade virtual, o CIRCUITO SESC DE ARTES envolve 100 programações culturais em mais de mil apresentações artísticas em espaços públicos, sempre com atrações gratuitas para todas as pessoas. Realizado desde 2008, o Circuito tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos, inspirar diversos usos para os espaços públicos e ampliar as possibilidades de convivência.

“A importância do projeto está, sobretudo, ligada ao caráter democrático das ações, pensadas para aproximar o público das mais diversas formas de expressão da arte e de seus conteúdos. Ao levar as atividades para as praças, o CIRCUITO SESC DE ARTES cria pontes significativas entre as pessoas, os artistas e o próprio espaço”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. 

Fonte: As informações são da redação do ‘Acontece Agora’.