A Subprefeitura São Miguel Paulista, em parceria com o Descomplica SP, envolverá órgãos municipais e estaduais na ação que oferecerá serviços como primeira e segunda vias de documentos, além de informar a população sobre FGTS e IPTU após a assinatura do Decreto de calamidade

Serão cerca de 5 mil moradores beneficiados com o mutirão de serviços que acontecerá no próximo dia 13 de abril, em São Miguel Paulista. O Parque Biacica estará, a partir das 9 horas, com os portões abertos para atender às famílias que sofreram perdas em decorrência das fortes chuvas nos últimos meses.
A comunidade do distrito do Jardim Helena, em especial moradores das Vilas Itaim e Seabra que sofrem há anos com alagamentos, recebeu na primeira semana de abril inúmeros serviços de zeladoria e doação de colchões, cobertores e mantimentos. Dessa vez, a ação oferece outro tipo de assistência.
“Identificar as reais necessidades e agir é nosso dever e estamos trabalhando, dentro das nossas possibilidades, para minimizar o drama dessas famílias. O intuito é evitar que o munícipe se desloque até à Subprefeitura ou outro órgão para solucionar seu problema, e de forma gratuita, o que é fundamental nessa situação. Serão diversos serviços em um único lugar”, destaca o subprefeito Edson Marques.
Os afetados pelo estado de calamidade pública, conforme decreto de número 58.686, de 27 de março de 2019, poderão solicitar gratuitamente aos órgãos municipais a segunda via da Carteira de Trabalho, do Bilhete Único, além do registro de cadastro para benefícios sociais.
“A Prefeitura está articulando um conjunto de serviços municipais que vai até a população, no momento em que ela mais precisa”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia, pasta que responde pelo Descomplica SP.


Uma parceria com o Governo do Estado permitirá a reimpressão de certidões de nascimento, casamento e óbito, assim como da Carteira Nacional de Habilitação. Unidades móveis do Instituto de Identificação, da Sabesp e da Enel darão entrada às solicitações de segunda via de documentos de identificação e benefícios como a tarifa social. Na ocasião a população também poderá tirar suas dúvidas em relação ao FGTS e isenção de IPTU. A Supervisão de Saúde também atuará com vacinação, orientações sobre cuidados no contato com a água suja e testes de saúde.
Garantindo que o serviço atinja a todos, um ônibus fará o transporte dos interessados que moram na Vila Itaim ao Parque Biacica. O transporte sairá da “Curva do S”, com intervalos de uma hora e será gratuito para os que se dirigirão até a ação.

JORNADA CIDADÃ
Data: 13 de abril de 2019
Horário: 9h às 16h
Local: Parque Estadual da Biacica (Estrada da Biacica, 756)